Plenário deve votar hoje liberação de recursos para ajuda contra a seca
09/10/2012 - 16:15
O líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), disse há pouco que o Plenário deve votar na noite desta terça-feira a MP 572/12, que liberou R$ 381 milhões ao Ministério da Defesa para ações de ajuda às comunidades atingidas por desastres naturais, especialmente no Nordeste.
Os recursos destinam-se ao Exército, que aproveitará sua logística e estrutura para obras e serviços de apoio às cidades atingidas pela seca no Semiárido, intensificada a partir de maio deste ano.
Segundo o governo, o dinheiro permitirá a compra de veículos, reboques, carros-pipa, reservatórios para transporte de água, bombas d’água, geradores, máquinas e outros equipamentos para recuperar o território atingido.
Um balanço das defesas civis estaduais, feito em julho, apontou que cerca de 8,3 milhões de pessoas estão sofrendo com a seca em pouco mais de mil municípios nordestinos. A Câmara já aprovou neste ano outras MPs que liberam verbas para ações de combate aos efeitos da seca.
Amanhã, segundo Araújo, será votada a MP 573/12, que libera cerca de R$ 6 bilhões para investimentos no PAC Equipamentos, o programa de compras do governo. A medida tem o objetivo de estimular a economia.
Araújo disse ainda que poderá ser votado amanhã o Projeto de Lei 4470/12, que impede novos partidos, criados após a eleição, de receber recursos do fundo partidário.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – João Pitella Junior