Cidades acelerará liberação de recursos para obras menores, diz ministro
25/04/2012 - 17:15
O Ministério das Cidades vai acelerar a liberação de recursos para obras com valor entre R$ 250 mil e R$750 mil. A informação foi dada há pouco pelo ministro Aguinaldo Ribeiro. Ele participa de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano sobre os programas da pasta.
Ribeiro informou que a partir da assinatura dos convênios com a Caixa Econômica Federal, o ministério vai liberar imediatamente 50% do valor da obra para estados e municípios. "Nosso objetivo é agilizar a conclusão dessas obras com uma execução orçamentária rápida", explicou.
O ministro afirmou também que sua pasta já está autorizada a trabalhar com outros agentes financeiros além da Caixa. O Banco do Brasil será o primeiro deles. "O banco já operará o Minha Casa, Minha Vida. Os primeiros contratos serão assinados em maio".
Ainda segundo Ribeiro, haverá o acompanhamento permanente do andamento das obras. “Cobraremos contrapartidas da Caixa, inclusive em relação ao tempo de analise dos projetos", disse.
Copa
O presidente da Comissão, deputado Domingos Neto (PSB-CE), explicou que a audiência foi motivada pela preocupação dos parlamentares quanto ao andamento das obras de mobilidade urbana nas metrópoles e especialmente nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.
A audiência ocorre no plenário 12.
Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Juliano Pires