Educação

Projeto permite a educação dos filhos em casa, com supervisão do poder público

264 Comentários Anteriores

  • Escrito por: MARCOLINO N QUEIROZ

    23/02/2012, 21h30

    Se o ensino público nas escolas não vale nada imagine o aluno estudar por conta própria em casa. O governo não deve se eximir da sua responsabilidade com a educação. deputado procure meios de obrigar o estado melhorar o ensino publico.

  • Escrito por: Micheline Nuss

    24/02/2012, 09h37

    Acredito que a obrigatoriedade de ir à escola nos relembra o comunismo, ninguém deve ser obrigado à ir à escola, porque não poder estudar em casa? As escolas do futuro com a crescente tecnologia poderemos estudar e estar online em qualquer lugar do planeta. O deputado está de parabéns ao dar esta opção às pessoas da sociedade. Creio que o que vale é o quanto o aluno aprendeu, isto pode ser verificado por meio de instrumentos avaliativos. Pois a família é o primeiro lugar onde ocorre a formação social do cidadão.

  • Escrito por: Vanderlei Ricken

    24/02/2012, 09h56

    Se a educação domiciliar não for boa, os testes periódicos demonstrarão isso e o aluno precisará retornar as aulas regulares... Porém, o que se comprova é justamente o contrário... Quem deseja educar os filhos em casa tem condições de sobra para dar uma educação de qualidade, sem contar que as drogas , violência e tantos e tantos outros problemas da educação brasileira, estão mais distantes do filho. Isso já demorou para ser aplicado... Chega de coperativismo educacional que exige que os nossos filhos sejam colocados com a imundície educacional que dispomos atualmente.

  • Escrito por: Arnaldo

    24/02/2012, 14h25

    Creio que está se confundindo "Educação" com "Instrução", a educação vem de berço até os 7 anos de idade (aproximadamente), Educar é tarefa dos pais, dar condições morais em geral prparando para a vida, instruir é responsabilidade dos órgãos preparados para isso, famílias que não sabem ou não querem educar seus filhos, ferem a constituição federal de 1988 diretamente, e punidas por não oferecerem "proteção" para a vida aos filhos devendo então ser alvo de Governos princ. municipais em forma de "Tutela". como em escolas para crianças especiais.

  • Escrito por: Leila Maria Rinaldi Vieira

    24/02/2012, 20h49

    O que estamos assistindo,em grandes centros brasileiros, é uma calamidade em relação à responsabilidade familiar: mães e pais nem se lembram que têm filhos e principalmente, que são os responssáveis por estes filhos. Em alguns casos, é um verdadeiro "assassinato" para com os alunos que dia a dia perdem a vontade de adquirir conhecimentos escolares. Em meio à esta catástrofe não acredito que seja "este" um bom projeto. Fica parecendo mais uma vontade "conveniente" de entregar para outros as nossas obrigações. O que é bem comum entre muitos de nós.

  • Escrito por: Leonardo Couto

    24/02/2012, 23h32

    O bom entendedor sabe que esta proposta visa tão somente ao monopólio do ensino do criacionismo em casa em detrimento do ensico científico contendor as religiões à criança. Esta proposta apenas perpetuará o estado de ignorância endêmico mantido há séculos à população.

  • Escrito por: Suelene S. Maia

    25/02/2012, 08h09

    Isso é um retrocesso, é do tempo do Brasil colonia, é uma maneira do estado se eximir de suas responsabilidades. Na escola o estudante, não só aprende os conteúdos, mas também a conviver em grupo, a expor e a aceitar opiniões diversas Essa proposta é uma verdadeira vergonha e discriminatória, a elite brasileira todas as vantagens e mordomia e aos pobre....

  • Escrito por: frank

    25/02/2012, 14h58

    O Estado sempre querendo eximir-se da responsabilidade. Não possui propostas para melhorar o ensino público e aos pouco vai transferindo um dever que é dele para pessoas que nem sempre estão apitas a promoverem um educação de qualidade ao filhos e filhas. Bom, do jeito que as coisas são no Brasil, é certo que virará uma bagunça.

  • Escrito por: galocha

    26/02/2012, 18h10

    Parabéns ao deputado! Precisamos garantir que a criança até os 7 anos brinque à vontade, sem obrigação curricular, mas com os pais inserindo preparação para a vida escolar com apoio governamental mediante campanhas, a exemplo da vacinação e do aleitamento materno. Assim estaremos "ensinando" os pais também. Tenho lutado contra o paradigma de que professor educa. Professores são profissionais de desenvimento técnico de um assunto. Os professores nao podem confundir e tirar a obrigação de educar dos pais.

  • Escrito por: Mara Lopes

    27/02/2012, 01h09

    Sou totalmente a favor. Finalmente um projeto lei que traz avanços para a educação no país e mostra que a educação deve vir da família em primeiro lugar.

  • Escrito por: clarissa

    28/02/2012, 14h30

    Se os pais derem conta do que deve ser ensinado acho valido...embora acredite que a sociedade brasileira nao consegue dar conta dessa modalide de educação...os MEC mal da conta das escolas, vai dar conta desses estudantes? A educação em casa vai virar desculpa para quando os pais nao gostarem do professor! Ou quando os filhos nao derem conta das demandas da escola, principalmente em relação ao comportamento...

  • Escrito por: cassia

    28/02/2012, 22h59

    Obviamente nem todos os pais querem/têm condições de escolarizar os filhos, mas não pode-se impedir quem quer fazê-lo. Estamos numa democracia. Resta saber se será exigido dos pais esse currículo com tantas inutilidades. O importante é respeitar os interesses da criança e proporcionar absoluto desenvolvimento de seus dotes especiais, não o contrário como faz a escola, torrando o aluno com o que ele não tem afinidade ou interesse. Só assim teremos chance de criar gênios. Tudo o que é interessante dá certo e as crianças sabem o que querem, é só oportunizar o aprendizado.

  • Escrito por: karla marilia

    29/02/2012, 00h28

    Completamente a favor!!! Esta é a modalidade que mais cresce nos EUA. Não é porque existem pais negligentes, que os pais diligentes devem ser punidos!!! Ja está na hora de garantir este direito às famílias. Por favor, aprovem logo esta lei.

  • Escrito por: thiago

    29/02/2012, 11h10

    Parabéns ao nobre deputado! Certamente, este projeto reflete o anseio de muitas famílias espalhadas por este país que esperam exercer o direito de educar e formar seus filhos. A educação é mais do que informação e os pais não podem ser privados do direito de educar seus filhos integralmente!

  • Escrito por: Eduardo vaz

    29/02/2012, 11h23

    Grande iniciativa uma vez que muitos pais já fazem ensino domiciliar com seus filhos mesmo nao sendo regulamentado no Brasil. Essa lei passando seria antes de tudo um avanço para a democracia brasileira. Sou totalmente a favor dessa lei , e parabéns a iniciativa do nobre deputado.

  • Escrito por: Bruno Linhares

    29/02/2012, 14h07

    Para evitar desentendimentos de ordem tutelar, acho que a frase "caso esta seja a opção da família do estudante" ficaria melhor redigida como: caso esta seja a opção da família E do estudante. Assim previne-se que alguém sugira que os menores seriam "forçados" a estudar em casa "contra a vontade".

  • Escrito por: Marcos

    29/02/2012, 14h24

    Parabéns ao deputado, vivemos em uma época de aclamação da diversidade e por isso mesmo não podemos negar este direito da criança e dos pais. É mais uma opção de educação para as famílias brasileiras.

  • Escrito por: Jurandir Braz

    15/03/2012, 01h48

    Durante anos os pais educaram seus filhos, e formaram grandes cidadãos. Na lavoura ou nas grandes cidades, os pais eram os grandes mestres. Mas, hoje já não se fazem pais como antigamente.

  • Escrito por: vanderlei

    15/03/2012, 21h48

    A EDUCAO É DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO. OS POLITICOS TEM QUE ELABORAR UM PROJETO PARA MELHORAR DO PRIMARIO AO SUPERIOR, CONTRATAR PROFESSORES CAPACITADOS PARA QUE OS MESMOS POSSAM EDUCAR SUES ALUNOS COM QUALIDADE. A EDUCAO EM CASA NAO FUNCIONA, ATE PORQUER TEM MUITOS PAIS QUE NAO A EDUCAO BASICA. COMO ELES VAO ENSINAR PARA OS SEUS FILHOS UMA REDACAO UMA CONTA ETC.

  • Escrito por: Antonio Sérgio Socolowski

    17/03/2012, 11h54

    Projeto absurdo, visto que a educação tem outras funções como a socialização e interação com diversas camadas sociais. O que se deve é melhorar a qualidade da educação em todos os níveis e acabar com a mercantilização no ensino. Admito e creio ser justa a proposta no nível superior, onde a competência poderia ser avaliada por instituições como a OAB e outras, em áreas das ciências humanas onde o aprendizado pode ser autodidata para acabar com a mercantilização da educação e formação de péssima qualidade.

  • Escrito por: jr1.celso@yahoo.com.br

    18/03/2012, 10h42

    Sou totalmente contra o projeto. É papel da escola ajudar na formação do cidadão, dar educação e propiciar a socialização. Além do que, é dever do governo fornecer educação de qualidade e essa deve ser a luta da sociedade. Possibilitar a educação familiar tira toda a responsabilidade do governo e coloca nos ombros da sociedade, sendo que o governo arrecada impostos justamente para cuidar disto.

  • Escrito por: Célia Maria

    18/03/2012, 12h08

    'Não, pelo fato da escola ser um lugar onde ocorrem os primeiros passos com referencia as relações sociais, profissionais e humanas que compõem a vida das pessoas formando inclusive a prática da cidadania, dever e direito de todos. Deficiência física, visual, auditiva, de fala devem ter espaços nas escolas, pois a sociedade se forma com essas diferenças. Qualidade do ensino: excelente conteúdo programático, pedagógico, prática da pesquisa. Boa comunicação oral, escrita e grafia. A educação em casa não cabe no mundo globalizado e interligado nas suas homogeneidades e heterogeneidade.

  • Escrito por: herminia

    22/03/2012, 21h08

    Se tiver alguem que se responsabilize por ésta educação se que haja prejuizo paa os pais ,então tudo bem, fóra disto os pais não poderão faltar o serviço e nem terão dinheiro para pagar alguém que dê a aula.Mas se quem deu ésta ideia ,dor bancar as consequencias das despesas,então ser´pa uma ótima ideia,assim as crianças estarão mais seguras e livres de brigas e de ataques de seres desnaturados

  • Escrito por: ludmilla

    23/03/2012, 21h24

    Já vai para DEZ ANOS, que a escola pública(e muitas particulares) viraram antros de DOUTRINAÇÃO, mesmo que de forma subliminar. Quero o direito de ensinar meu filhos em casa. Não é à toa que tenho TRÊS faculdades e meu marido, DUAS.

  • Escrito por: Sergio Jonak

    25/04/2012, 13h55

    Mas é absurdo isso, o interessante é que um deputado faz projeto proibindo a palmada, portanto tirando da familia o direito de educar seus filhos, outros querem tirar a educação basica como dever dos estados e repassar aos pais, quer dizer, aquilo que custa pro governo, dai dá pra tirar fora, mas na hora de opinar na vida das pessoas daí o governo quer participar, francamente é cada uma que se ve

  • Escrito por: Adriano

    23/05/2012, 00h05

    Qualquer analfabeto agora vai dizer que foi educado em casa.

  • Escrito por: ailton

    29/06/2012, 10h11

    é um bom projeto,vai dar o direito dos pais educar seus filhos do seu jeito. á escola já não ensina nada á muito tempo. mais o brasileiro quer deixar seus filhos na mão deste lixo que é á escola publica. parabem ao projeto.

  • Escrito por: Leonardo P. Mazzoco

    17/08/2012, 14h10

    Quem é contra, é pq não entende que muitas pessoas tem capacidade de aprender em casa, sem estar em sala de aula. O essencial é que haja provas para auferir se aquele que estudou em casa tem ou não conhecimento para ser diplomado.

  • Escrito por: Rafael Gomes

    18/08/2012, 17h38

    é um direito basico do homem poder dar aos seus filhos uma educação conforme sua crença, moralidade e da forma que considerar melhor, sendo assim, devido a baixa qualidade geral do ensino e a grande quebra de ensinos religiosos-morais, ensinando coisas que para muitas fés são erradas e danosas, tem de se ter o direito dos pais educarem seus filhos em casa, nem que se tenha apos isso um teste para comprovar o aprendizado dos filhos, o estado obrigar a todos a se matricularem é algo invasivo na vida e na liberdade das familias.

  • Escrito por: André Clayton

    18/08/2012, 20h44

    A enquete foi capciosa no texto. A primeira opção sugeria que quem fosse a favor da educação domiciliar estaria aprovando que o Estado se desobrigasse com a Educação pública de qualidade. Sendo assim induziu obviamente as pessoas a votarem na primeira opção, contra o PL 3179/12. Mas quando o Estado não só não oferece educação de qualidade como passa a obrigar as escolas a ensinar anti-valores, os país têm a obrigação moral de educar seus filhos em casa, longe da escola.

  • Escrito por: Micheline

    22/08/2012, 13h10

    Eu só queria ter a liberdade se não quisesse e achasse melhor para meu filho poder decidir.Hoje nós não podemos!E ainda colocam uma enquete com a primeira opção absurda como se quem não votasse em não estaria eximindo o estado da responsabilidade da educação. Jesus toma conta!E que Deus defenda o meu direto de poder decidir o que melhor pro meu filho. Dizem que este país é democrata e peço que cada deputado avalie a condição ditadora onde o governo decide por mim e pelos meus filhos que eles devem aprender apenas na escola me tirando o direito deste dever de educá-lo também.

  • Escrito por: Margareth

    22/08/2012, 14h33

    Contudo, não vivemos num país totalitário. Dizem que vivemos num país democrático, onde escolhas e decisões, ainda que sejam diferentes, precisam ser respeitas.O sim a este projeto é direito de alguns que outros não reconhecem e não querem. O próprio direito natural estabelece que os filhos são responsabilidade prioritária dos pais, não do governo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem respeitado esse direito. Agora resta às nossas autoridades colocarem o bem-estar das famílias e suas escolhas livres acima de suas próprias ambições políticas.

  • Escrito por: Sergio

    28/09/2012, 13h53

    Alguns falam de direito de escolha e que isso deve ser respeitado. Porém, vale lembrar que a escolha dos pais por uma educação caseira não os afeta, nem ao futuro deles e sim ao futuro da criança que pela própria idade não é capaz de tomar decisões sozinhas.... É como permitir que um pai tatue o emblema do time nas costas toda de um nenem de 2 anos.... E se essa criança não quiser isso quando adulta? E se torcer para outro time? Claramente, o que vale para o futuro de uma criança deve ser garantido por Lei.

  • Escrito por: Micheline

    05/10/2012, 12h15

    Se o sr. Sergio do comentário abaixo acha que existem pais loucos, então não deveria poder ter filhos, e nem a guarda, pois já que não tem condição mental e psíquica pra cuidar e decidir. Esses pais que tatuam as costas do bebê devem ir pra um hospício!

  • Escrito por: Guilherme Garcia Mangano

    19/10/2012, 20h51

    SIM, pois economizaria verba para migrar todo mundo no ensino superior.

  • Escrito por: Prof. Jorge

    25/10/2012, 08h02

    Temos sim é que exigir dos governantes melhorias reias na educação desde a formação até o ensino superior, a obrigação dos pais é transmitir valores éticos e morais o respeito as pessoas e instituições bem como acompanhar seus filhos no desenvolvimento como cidadão, cabe aos professores e pedagogos a função de transmitir o conhecimento haja visto que são preparados para função de ensinar.

  • Escrito por: Ariovaldo Fernandes

    16/11/2012, 07h56

    1- Por conta da desestruturação das famílias, e das condições diversas que as envolve, fatalmente ficaria pior. 2- Ademais, o Governo nos cobra impostos justamente para aplicar em sa´ude, educação entre outros.

  • Escrito por: Marina

    30/11/2012, 16h43

    O problema é a qualidade da educação que o governo oferece. Para muitas famílias essa educação fere princípios morais, como a imposição de ideologias políticas, visões sobre a sexualidade, entre outros. A educação domiciliar é uma realidade em muitos países, e no Brasil ela não é possível. Não é uma questão do governo deixar de prover educação, é uma questão dos pais terem a opção da total liberdade de educar seus filhos sem interferência do governo.

  • Escrito por: Michelli

    07/12/2012, 12h56

    Marina, parabéns pelo seu comentário, é uma questão de opção de liberdade, são direitos humanos nossos que precisam ser atendidos.

  • Escrito por: Graça

    17/12/2012, 10h32

    Na situação atual seria melhor, pois diante das absurdas tentativas de se desvirtuar os valores morais, sexuais, religiosos e disciplinares da família, essa seria uma idéia aceitável não fosse a total falta de estrutura das famílias brasileiras. Estamos numa situação como do ditado, "se ficar o bicho pega, se correr o bicho come". Totalmente sem saída. E a tendencia é piorar muito mais.

  • Escrito por: Lovani

    19/02/2013, 12h37

    Totalmente a favor. Famílias que tem estrutura para oferecer a educação básica em casa DEVE fazê-la. As escolas,principalemnte as particulares, defendem que não é sua obrigação "educar", e sim só "ensinar". Mas, não se ensina sem educar. Se a Educação é obrigação dos pais, este também podem ensinar, pois a atrefa de educar é muito mais complexa que ensinar. Hoje o ensinar está tão ao alcance de todos, e nossas crianças são praticamente autodidatas. Para iso não se precisa de escola, e muito menos de uma escola caríssima!

  • Escrito por: Frank

    26/04/2013, 08h32

    Depois de tanta porcaria colocada nas escolas para imbecilizar as nossas crianças, forçosamente sou obrigado a concordar com a educação em casa.

  • Escrito por: MÁRCIO SOUZA

    19/06/2013, 04h53

    SIM, PORQUE UM DIREITO JÁ NOS ESTÁ GARANTIDO, VAMOS ADQUIRIR OUTRO: O DE PODER ESCOLHER COMO QUEREMOS A EDUCAÇÃO BÁSICA NOSSOS FILHOS.

  • Escrito por: Jeronima

    19/06/2013, 23h54

    A favor, desde que seja com acompanhamento do governo. Pois a educação nas escolas públicas é de má qualidade, e acredito ser possível se a família incentivar os estudos. Eu por exemplo aprendi a ler, escrever e fazer contas básicas de matemática aos 4 anos, em casa, e entrei na escola sabendo muita coisa já, ensinada pela minha família. É possível sim, desde que a família prove que tem condições de dirigir os estudos de seus filhos.

  • Escrito por: Renato L de Araujo

    23/08/2013, 19h10

    Educação em casa sim, visto os absurdos que estão querendo impor as nossas crianças nas escolas.

  • Escrito por: thiago

    24/08/2013, 19h28

    O mais cômico é a opção negativa: como se fosse ao estado obrigado a acabar o ensino público em prol do ensino familiar. As duas opções podem subsistir. Claro que não aconselho nenhum pai por seus filhos em escolas brasileiras, sejam públicas, repletas de conteúdos subversivos, sejam privadas, que vivem a obedecer ao MEC e deseja ardentemente seguir o estado para a sua sobrevivência.

  • Escrito por: igor

    26/08/2013, 11h27

    Quem é o maior interessado na educação dos filhos? Para quem têm no mínimo dois neurônios, a resposta correta são os pais. O que hoje temos é que os direitos dos pais foram completamente violados, seu próprio e amado bem foi confiscado para ser subordinado à vontade de estranhos. E digo que os direitos das crianças são e estão sendo violados nas mãos do desamor do “Estado”, sobre o pretexto da uniformidade tutelar do ensino que este impõe.

  • Escrito por: Estevao

    26/08/2013, 19h02

    100% a favor! ;) Todos países desenvolvidos tem, porque nós não temos?

  • Escrito por: Nailza

    26/08/2013, 22h03

    Se a educação é realmente um direito de todos, deve-se priorizar quem melhor possa oferecê-la.Lembrando que o Estado há muito perdeu o foco.Que Deus nos abençoe a cuidar de nossos filhos.

  • Escrito por: Samuel

    27/08/2013, 06h10

    Sou a favor da regulamentação do Ensino em Casa, pois o nosso país tem várias alternativas para certificar o grau de instrução de alguém que não frequentou escola. Os supletivos, a certificação de Ensino Médio pelo Enem, o acesso de gênios, menores de idade e sem conclusão do ensino médio a uma universidade. Seria muito fácil, usar qualquer que seja o mecanismo já existente para avaliar se os pais estão educando ou não os seus filhos em casa.

  • Escrito por: Roberta

    27/08/2013, 07h02

    Acredito que as opções das respostas da enquete estão muito manipuladas. Posso concordar ou discordar não pelos motivos expostos. A Educação Domiciliar deve ser permitida porque é um DIREITO NATURAL dos pais ensinar e educar seus filhos. Não tem nada a ver com a capacidade do governo de manter uma educação pública de valor. A questão prática é diferente, claro que se o governo conseguir manter boas escolas, será cada vez menor o número de praticantes do homeschooling porque os pais confiarão talvez no sistema escolar. Mas alerto, isso não é tudo.

  • Escrito por: Lucas Borges

    27/08/2013, 09h22

    As famílias, seja lá por qual motivo, deveriam ter a liberdade de escolher qual modalidade de educação lhes convém. A matrícula compulsória nas escolas regulares é uma violação do direito básico de poder educar os filhos de acordo com a vontade dos pais. E para aqueles que argumentam que os filhos não pertencem aos pais, digo que realmente não pertencem, mas a total responsabilidade por sua educação sim. Os pais, como maiores interessados nisso deveriam poder educar livremente.

  • Escrito por: Roberto Silva Santos

    27/08/2013, 09h36

    Acho que, como já existem em vario países que tem o ensino publico de qualidade, o ensino domiciliar deve ser uma opção para os pais e com o suporte do Governo no sistema de avaliação.

  • Escrito por: Nelson

    27/08/2013, 10h19

    Como já foi dito aqui, a opção mais lógica é a primeira, até porque é a que mantém os dois sistemas. A educação familiar não exime o estado de sua responsabilidade, apenas abre um outro caminho para que a educação seja provida. E se hoje o estado e as instituições privadas podem oferecer esse serviço, não há porque o cidadão ser tolhido dessa possibilidade. Em se tratando de uma área tão carente, quanto mais gente participando, melhor!

  • Escrito por: Alexandre

    27/08/2013, 10h50

    Com certeza sou a favor

  • Escrito por: alzemeri britto

    27/08/2013, 11h03

    O direito dos pais educarem pessoalmente os filhos não pode ser considerado crime ou violação ao direito à educação. É prerrogativa constitucional baseada no direito à liberdade e na dignidade da pessoa humana, dirigida, justamente, a concretizar o direito fundamental à educação, em seu sentido amplo. O que acontece hoje é a confusão entre direito à educação e obrigatoriedade de frequência à escola, que são completamente diferentes. Uma coisa é acreditar que a escola é o instrumento de educação por excelência, outra coisa é impor este modelo para toda a população.

  • Escrito por: Rossana Ferreira

    27/08/2013, 14h50

    Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos." - artigo 26° da Declaração Universal dos Direitos Humanos

  • Escrito por: Ailton

    27/08/2013, 16h51

    Prezados, o direito dos pais educarem seus filhos não pode ser considerado crime ou abandono intelectual, muito menos uma violação à lei. É um direito constitucionamente protegido, que foi adquirido muito antes das escolas se tornarem o que são hoje, esse direito é baseado na liberdade e na dignidade da pessoa humana, dirigido, justamente, a se concretizar o direito a todo cidadão ao ensino fundamental. Pois é dever dos pais educar seus filhos e não do Estado.

  • Escrito por: Carlsberg

    27/08/2013, 19h01

    Estou plenamente a favor da regulamentação do Ensino em Casa, pois temos a oportunidade de explorar e desenvolver algo que acontece em outros paises que utilizam este método. Os supletivos, a certificação de Ensino Médio pelo Enem podem comprovar a eficácia desse método. A avaliação poderá ser feita pelo supletivo também.

  • Escrito por: Felipe

    27/08/2013, 21h44

    Sou a favor do ensino domiciliar!

  • Escrito por: katia mendes

    27/08/2013, 22h50

    Acho importantissimo se isso for aprovado pois ja praticava em casa quando os meninos chegavam da escola e tinha que ir ensinar novamente pois na escola eles não rendiam nada.

  • Escrito por: Wagner Lima

    28/08/2013, 09h50

    Sou a favor ao ensino domiciliar, pois teremos mais uma opção de ensino dentro as outras já existentes. Espero que seja regida uma lei os pais que optarem em ensinar seus filhos em casa não sejam perseguidos e nem acusados por estarem ensinando seus filhos em casa, os filhos são o bem mais precioso que os pais tem e se o ensino público está deixando a desejar, que haja mais essa possibilidade. Em um pais democrático de direito, é natural que haja alternativas plausíveis e bem amparadas por uma lei que garanta as obrigações e deveres dos pais e do Estado.

  • Escrito por: Jener Vieira

    28/08/2013, 14h49

    Concordo plenamente com os comentários do SIM e acrescentaria o fato de surgir uma pressão para baixar a mensalidade escolar, pois muitos pais tirariam seus filhoa da escola e de quebra muitos professores poderiam fazer seu próprio salário, em fim alternativa e liberdade para todos!!!

  • Escrito por: Antonio Carlos Canez Lemos

    28/08/2013, 15h58

    Sim, sou a favor. No entando o estado não deve se eximir da responsabilidade de garantir a qualidade deste ensino. Conteúdo, carga horária mínima e aferição dos resultados.

  • Escrito por: OTAVIO SOUZA DE JESUS

    29/08/2013, 11h22

    A educação domiciliar também é a forma das famílias se capacitarem para educaarem seus filhos em casa para tudo, não só para o didático mas também para não deixar se emvolver com a violencia nas escolas onde os Pais colocam seus filhos só pagam as mensalidades escolares e não supervisionam seus filgos (acompanham) seu dia -a - dia. Acho ótimo mas com supervisão e condições de educar para formar homes de bem.

  • Escrito por: Hugo Andrade

    29/08/2013, 15h01

    O estado já está sendo ridículo e pretensioso até na alternativa da votação, não cabem na mesma frase "não deve se eximir da sua responsabilidade com a educação." e "O Estado precisa melhorar o ensino público." Com essa opção muita gente respondeu não, só a favor de melhorar a educação pública, e o ideal são as duas coisas! O ideal é a liberdade do ensino domiciliar + a melhora das escolas. Não deveria nem existir essa discussão, era só não existir ninguém contra o ensino domiciliar e estava tudo ótimo. Mas que pena que temos gente para servir de empecilho na vida.

  • Escrito por: Carlos da Silva Araújo

    04/09/2013, 18h20

    O Estado não pode e não deve usurpar a autonomia paterna e materna, entendo que a tutela dos filhos é direito dos pais e não do estado. Escola domiciliar deve ser mais uma opção. Escola domiciliar já.

  • Escrito por: Cristiany Costa

    08/09/2013, 09h21

    Como pedagoga, tenho a experiência de lecionar em escolas da rede privada de ensino( há pelos menos 18 anos) e mesmo assim, percebo a defasagem e o desinteresse dos alunos devido a falta de estrutura do sistema de educação em nosso país. Como mãe, sinto que meus filhos não rendem o que deveriam render em seu aprendizado. Tenho que diariamente, sentar-me com eles e rever todos os assuntos abordados em sala de aula, sentindo-me frustrada em estar investindo tanto na escola e não vendo os resultados esperados.Sou a favor SIM do Ensino Domiciliar.

  • Escrito por: ESTEFANY CONDURU

    09/09/2013, 09h48

    Concordo com o ensino domiciliar.

  • Escrito por: Tainá

    16/09/2013, 06h31

    Larguei a escola e hoje estudo em uma universidade federal. Sou completamente a favor, desde que haja atividades extras para a criança ou adolescente socializar. Quando percebi que a escola só estava me deixando travada, aquelas lousas com matérias infinitas mal explicadas, resolvi sair dela. Foi complicado meus pais aceitarem, por fim, foi a melhor decisão que tomei na minha vida. Sai da escola na 8ª série.

  • Escrito por: Jorge Rodrigues

    17/11/2013, 20h18

    Sou a favor da educação familiar, tendo em vista que só quem pode dar a educação de berço é a família. O estado não pode tirar essa educação. O exemplo claro está o ECA, que o aumento de crime se deu após à aprovação desse instrumento maldito, que tirou o poder dos pais, a ponto dos filhos não obedecer seus genitores e entrar para o mundo do crime. Portanto seu a favor da educação em domicilio, aquela educação das antigas, que a maioria que foram educados nessa época, hoje respeitam seus pais, e ninguém ficou traumatizado. Essa é a minha participação.

  • Escrito por: viviana

    22/11/2013, 09h50

    Passar conhecimento e educação são coisas diferentes. A família educa, o Estado passa conhecimento através da escola. E como é possível passar conhecimento em casa, sou totalmente a favor.

  • Escrito por: Prof. Paulo Sergio Teixeira

    28/12/2013, 18h32

    A função da escola não é apenas a de transmitir conhecimentos. A escola é o 1º espaço da vida pública em sociedade. A vida familiar é fundamental, mas entendo que a vida escolar seja a maneira mais proveitosa p/ socializar-se; p/ se iniciar a leitura do mundo em sociedade e não exclusivamente. O homem é um ser social, a escola é o espelho da sociedade real. Esconder este universo de um estudante é fadá-lo a um mundo irreal. NÃO TEMOS O DIREITO DE COIBIR A VIDA ESCOLAR OU PRIVAR ALGUÉM DAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS. Ninguém é de ninguém... todos são do mundo.

  • Escrito por: prof. roberto

    31/12/2013, 03h13

    Professor Paulo Sergio Teixeira a escola não é o único local de socialização da criança, geralmente pais que instruem seus filhos em casa, colocam os mesmos em cursos e outras as atividades sociais. Sendo assim educar em casa não retira a criança da vida real.

  • Escrito por: Ronilce

    25/01/2014, 09h26

    Seria um alívio, menos preocupação com a violência que ocorre nas escolas. E com certeza uma melhor formação!

  • Escrito por: GLORIA P BRASIL

    29/01/2014, 15h01

    NÃO EXIME O GOVERNO DE DAR UMA MELHOR QUALIDADE DE ENSINO, ALIADA COM A EDUCAÇÃO DE CASA, TEREMOS UM FUTURO MELHOR PARA OS BRASILEIROS.

  • Escrito por: Aline Dantas

    12/02/2014, 08h47

    Todos precisamos d vida social, saber viver em grupo,lidar com pessoas e situações diferentes no nosso dia a dia. Retirar a escola d uma criança é retirá-la do mundo. Pais que estão com medo da violência ñ vão pôr os filhos em um curso ou algo do tipo. Permitir o ensino domiciliar ficaria fora do controle, podendo haver formação d adultos incapacitados,ñ d conhecimento teórico,mas d conhecimento d mundo. Se os filhos ñ estão rendendo na escola como deveriam,a solução seria melhorar as escolas. Isso sim é importante!

  • Escrito por: Glaucia Mizuki

    12/02/2014, 11h10

    Uma coisa não está atrelada a outra, esta justificativa do NÃO está condicionando ao voto negativo. O fato da Educação Domiciliar ser legalizada não vai mudar em nada nas obrigações do Estado, pelo contrário. Como os alunos ensinados em casa provavelmente terão um melhor resultado isto forçará o Governo a melhorar o ensino público. Em vários países de primeiro mundo funciona bem os dois ensinos. Sou Pedagoga e apoio o Direito ao Ensino Domiciliar.Isto não vai destruir ou anular nada, pelo contrário.

  • Escrito por: Gaia

    12/02/2014, 22h35

    O Estado não deveria responsável por nada a não ser pela proteção dos direitos naturais do ser humano (vida, liberdade e propriedade), a educação não é dever do Estado.

  • Escrito por: Gustavo

    13/02/2014, 00h55

    A escola administrada pelo poder municipal e estadual é uma vergonha, aprendem a fazer sexo e a usar drogas mas não aprende as matérias escolares. As escolas deveriam ser administradas pelo Federal ai sim não precisaria de ensino domiciliar.

  • Escrito por: Carlos de Sozua

    14/02/2014, 08h52

    Acredito que a educação é uma atividade profissional e que deve ser operada por especialistas.

  • Escrito por: Paulo

    15/02/2014, 22h59

    Enquete Tendenciosa: A frase n° 2 passa a percepção de que aquele que escolhe a primeira opção é contra o direito do Estado de oferecer educação. Pelo contrário, aqueles que querem, podem e tem condições de realizar uma educação domiciliar querem TER O DIREITO DE ESCOLHA, uma opção a mais e não podar direitos que existem. Todo mundo sabe que a educação estatal é péssima e deseja que o Estado melhore o ensino público. A opção 2 erroneamente passa a entender que aquele que é a favor de se ter a opção de uma educação domiciliar é contra a melhora do ensino público.

  • Escrito por: Lucas Bastos

    16/02/2014, 13h47

    "Sim. Mas o governo não deve se eximir de sua responsabilidade com a educação. O Estado precisa melhorar o ensino público". Esse pensamento seria o ideal para a formação de uma educação básica flexível e de qualidade para o nosso país.

  • Escrito por: Maria

    20/02/2014, 23h30

    O fato de ter a educação domiciliar não implica que o governo melhore a educação pública.

  • Escrito por: George

    24/02/2014, 10h24

    Educação domiciliar aprisiona as crianças em suas casas, comunidades, guetos e na autoreferência de que seus pais nunca erram.

  • Escrito por: Mario

    28/02/2014, 18h04

    É direito fundamental dos pais de educar os filhos à sua maneira. O estado não está acima da família nesse assunto.

  • Escrito por: cipriana

    08/03/2014, 20h41

    Concordo com a necessidade de melhorar o ensino público, mas precisamos dessa melhora AGORA. Nossos filhos não podem esperar. O tempo deles está acabando. Se o estado não consegue melhor a qualidade do ensino e torná-lo mais livre, nós, como pais, precisamos fazer algo para assegurar a qualidade da educação deles. Se não quiser, se quiser esperar até que o estada faça isso, tudo bem. A decisão tem que ser nossa. No município onde moro, só há uma escola e as aulas começam em abril. Isso não configura abandono intelectual?

  • Escrito por: Jéssyca Cristine Lima de Souza

    13/03/2014, 14h28

    Acho um absurdo se pensar em algo assim. É o mesmo de começarmos a pensar que qualquer um pode fazer no papel de médico, ou de juiz ou de qualquer outra profissão que exija formação. A pessoa ter o ensino básico não a torna apta a ensinar uma criança. Deveriam estar sendo discutidas medidas de melhoria na educação pública e não algo tão absurdo. A família não está acima do Estado. Se concordamos que os pais devem fazer o que acham melhor devemos concordar com o espancamento de crianças, com exploração de trabalho infantil e outras atrocidades.

  • Escrito por: Willian de Souza

    25/03/2014, 16h08

    Eu mesmo já desisti de escola, faculdade, etc... Só estudo pela internet, quando a internet se tornar um direito fundamental o sistema de ensino a distância vai ficar muito mais interessante, porém temos que fiscalizar as instituições sempre, porque ja houve muitos casos de corrupção nessa modalidade de ensino (quando público).

  • Escrito por: Alvaro

    25/03/2014, 18h23

    A família é a primeira responsável pela educação dos filhos, e por que ela não pode também, quando deseja, assumir a educação formal? Devemos poder escolher educar nossos filhos sem a influência política de professores e outros profissionais da educação que fazem da escola um partido político com ideologias esquerdistas ultrapassadas, e que no final produzem estudantes preguiçosos e baderneiros. A família deve ter o direito de passar para seus filhos sua visão de mundo, aquilo em que acredita e não seguir alienadamente um discurso de opressores e oprimidos. Ensino domiciliar deve ser direito.

  • Escrito por: marcelo

    28/03/2014, 18h44

    Claro, a educação não é só feita na escola, ela também é feita em casa. Para se atestar a educação por serie, poderia-se criar testes anuais para a pessoa que estuda em casa fazer e atestar o nível da série que ela se encontra.

  • Escrito por: fernandes trindade

    08/04/2014, 19h25

    amigos votem no sim e logo vera a extinção das escolas publicas no Brasil, se vc tem dinheiro para pagar professor particular problema seu, pagamos muitos impostos e Educação é um direito de todos garantidos na constituiçao. nao adianta votar sim e tentar explicar seu voto, o que o governo quer é a somatoria dos votos e que o sim ganhe para extinguir o ensino no Brasil.

  • Escrito por: Marco Antonio

    18/04/2014, 22h08

    O projeto fala em POSSIBILIDADE, o que não exime o poder público de sua responsabilidade com a Educação. Muitos pais tem condições de darem um ensino a seus filhos até melhor do que em muitas escolas, inclusive particulares. Que se institua uma prova única ao final do Ensino Fundamental a fim de verificar a capacidade do aluno, de qualquer idade!

  • Escrito por: Ronaldo cesar

    22/04/2014, 13h28

    Educar é uma coisa, alfabetizar é outra, devemos educar nossos filhos em casa, para que frequentem a escola e possam agir de maneira digna, agora passar aos país o dever de alfabetizar é querer que o governo se exima de suas obrigações que são mantidas com o dinheiro publico. E outro ponto é a questão da obrigatoriedade, uma família responsável, mesmo que não seja obrigada, dará a educação com qualidade, agora acredito que a grande maioria das famílias, se não forem obrigadas não vão cumprir esse papel tão importante junto a seus filhos.

  • Escrito por: frank

    22/04/2014, 17h13

    Em função da tendenciosidade da pergunta irei votar no sim. Lembro de vários pais que estavam sendo ameaçados pelo Judiciário,conjuntamente com o Ministério Público, de serem mandados para a cadeia caso educassem os filhos em casa, mesmo os país provando que os filhos possuíam desempenho melhor dos que estavam recebendo a deseducação estatal. O projeto é para os que querem e podem fazer a educação em casa, não isenta o estado de nada. Os demais que usem a educação do governo.

  • Escrito por: Raphael Galdino

    24/04/2014, 03h33

    Sou favorável a Educação Familiar. Sou filho, neto e bisneto de professores e apesar de ter cursado regularmente os Ensinos Fundamental e Médio, a minha verdadeira formação intelectual foi Fundamentada em casa, no seio familiar.

  • Escrito por: Giovanni

    25/04/2014, 10h33

    Sou favorável ao ensino em casa. Hoje temos a internet com todos os conteúdos necessários para educação formal que podem servir de apoio aos pais e familiares na educação das crianças. O governo com certeza vai disponibilizar esse ensino no formato EAD (ensino a distância) e os pais e familiares irão gerenciar esse ensino que já é uma realidade em outros países.

  • Escrito por: Letícia Ariana

    04/05/2014, 00h53

    Apesar de a base educacional familiar ser a que, principalmente, forma o caráter ético do indivíduo o meio em que o mesmo vive também contribui para isso. Então o Estado deve sim ter participação nesta educação, mas não substituindo a familiar, apenas servindo como auxílio para ela, visando claro, o bem individual e coletivo.

  • Escrito por: boaro

    08/05/2014, 09h09

    O problema é que a maioria dos pais são analfabeto ou semi-analfabeto, pois a educação no Brasil deve ser a pior do mundo, como se diz, quando mais atrasado é o povo mais fácil de influenciar.

  • Escrito por: Clodoaldo Miranda

    12/05/2014, 22h02

    A CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA (da ONU) diz em seu Art. 18.: "Caberá aos pais ou, quando for o caso, aos representantes legais, a responsabilidade primordial pela educação e pelo desenvolvimento da criança. Sua preocupação fundamental visará ao interesse maior da criança."

  • Escrito por: Erika

    13/05/2014, 14h41

    Esse projeto é totalmente inconstitucional porque a própria Constituição Federal determina que a educação é dever do Estado e a família (art 205) sendo que a educação básica é dever do Estado (art 208). A educação domiciliar é apenas complemento, mas jamais pode substituir a educação básica que deverá ser oferecida pelo Estado sempre!

  • Escrito por: Sandro

    21/05/2014, 10h18

    Se na escola, com profissionais formados para tal, o ensino já está ruim, imagine se deixarmos na responsabilidade dos pais??

  • Escrito por: Robson Ramos

    23/05/2014, 12h31

    O Estado tem a obrigação de fornecer a oportunidade a todos que a queiram, mas não tem o direito de obrigar ninguém a aceitar aquilo que não queira. A educação obrigatória pode servir como instrumento de doutrinação política e não educativa, e neste caso a família tem supremacia sobre a escolha do modo de educação dos seus filhos. O aluno que vai para a escola contra sua vontade e se recusa a estudar, atrapalha a aula impedindo que o professor lecione, está desperdiçando dinheiro público, como o faz qualquer político incompetente. Deveria ser expulso e obrigado a estudar em escola particular.

  • Escrito por: Filipe Melo Dutra

    04/06/2014, 13h47

    Com certeza chegamos a uma tese... estamos em um país livre e democrático... portanto a liberdade de se educar os filhos em casa deve ser respeitada... quem não quiser, que ponha na escola. É a mesma coisa do voto... Não deve ser obrigatório... quem discorda, vai lá e vota! A ditadura já passou... somos seres livres!

  • Escrito por: Anibal Macêdo

    09/06/2014, 14h29

    Não concordo, são direitos básicos de todo cidadão, educação, saúde e segurança pública, estes devem ser oferecidos com qualidade e excelencia. Concordo sim, em equipar as escolas com quadras poliesportivas, computadores, salas de aulas modernas e fazer um plano de cargos e salários para os professores.

  • Escrito por: Luiza

    23/06/2014, 16h10

    Concordo com a ideia de uma maneira geral, pois o sistema de educação tradicional é muito falho. Porém, receio que o baixo nível de escolaridade de muitos pais será um problema.

  • Escrito por: Mônia Zilch

    07/07/2014, 17h34

    Concordo primeiramente porque,sendo professora, vejo todos os dias os pais largarem toda a responsabilidade pela educação dos seus filhos em nossas mãos quando na verdade ela deve vir DE CASA. Coisas como não jogar lixo no chão e respeitar os mais velhos devem ser aprendidas desde que a criança nasce. Ou quem sabe, sigamos o exemplo do JAPÃO e colocamos as crianças pra LIMPAR A ESCOLA depois da aula. Assim, aprendem desde cedo a não sujar!!!!!

  • Escrito por: SODRE

    13/07/2014, 05h54

    Fiz uma monografia a respeito em 1991, hoje com internet e sistemas de ensino a distância (EaD) fica tudo mais fácil , barato..sem o corre corre, e com resultados surpreendentes.

  • Escrito por: Caio

    17/07/2014, 02h08

    Se a família não confia na educação oferecida pelas escolas próximas de sua casa, porque obrigá-la a matricular seus filhos em instituições que não lhe agradam? O principal argumento contra homeschooling é de que a criança não vai conhecer gente, vai perder a interação com outras crianças que só acontece na escola. O que é uma grande bobagem. Nada impede a criança que estuda em casa de brincar com outras crianças e de conhecer outras crianças. Há várias atividade que uma criança pode desempenhar para socializar com seus pares.

  • Escrito por: juscelino

    17/07/2014, 07h45

    com o nível e padrão do ensino hj teria que tramitar em caráter urgente e aprovar haja vista a ideologização comunista desde a base até o ensino superior...noves foras outras coisas mais que não são competências do estado querer impor aos alunos...também desde a base até lá no topo...enquanto tivermos nesfastos fazendo leis educacionais tem que ser competência da família.

  • Escrito por: Cesar Damasceno

    29/07/2014, 18h09

    Sr.Érica, boa tarde. Não concordo com você que a Educação Domiciliar é apenas complemento. A verdade é ela é a garantia da família livrar-se de tudo que de ruim ocorre no âmbito das salas de aulas. Você tem filhos?... estuda em escola? Me permita perguntar: Você conhece a realidade de seu filho nesse momento? está ele sendo ou não influenciado, sabe você que consequências poderá sofrer?. O que está na cabeça de seus filhos nesse momento. Medite!

  • Escrito por: Diego Urbano Martinez Perez

    29/07/2014, 21h43

    Vejo que os maiores problemas sociais são, em grande parte, decorrentes da desvalorização da família, que no sistema atual delega ao estado e outras instituições o cuidado e educação dos filhos. Os pais se tornaram omissos e não desenvolvem um relacionamento sadio com seus filhos, discutindo e estudando juntos aspectos da vida, que os levariam a um viver melhor e compartilhado. O ensino domiciliar seria uma alternativa válida para aqueles pais e filhos que assumem a responsabilidade de ensinarem e aprenderem juntos, o que leva a uma valorização da família como unidade da sociedade que geraamor

  • Escrito por: Galileu

    30/07/2014, 09h00

    Não concordo. Me apontem aonde essa ideia foi aplicada e deu certo? Não vale dizer Noruega, Suecia, Finlândia, por favor! Já estou até vendo o garoto aos 3 4 anos aprendendo a falar "pobrema", "framengo" e por aí vai. Como o projeto de lei está tratando a questão dos professores de ensino básico? Se for aprovado tal projeto esses professores não ficariam desempregados?

  • Escrito por: Rodrigo Malheiros

    30/07/2014, 10h02

    CONCORDO SIM!!! POIS OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS SÃO OS PAIS. E TENDO PAIS DEDICADOS, COM CERTEZA ABSOLUTA, O ENSINO DOMICILIAR TENDE E PROPORCIONAR UM MELHOR APRENDIZADO AOS FILHOS, VISTO QUE A FORMA DE ENSINO É EXCLUSIVA Á CRIANÇA.

  • Escrito por: PAULO LEMES OTT

    30/07/2014, 13h00

    SIM!!! O ENSINO DOMICILIAR PROPORCIONA UM PERFIL DE PESQUISADOR AO ESTUDANTE, SUA MENTE É EXERCITADA A APRENDER ATRAVÉS DA PESQUISA EM DIVERSAS FONTES(LEGITIMADAS E CONSOLIDADAS) E DESENVOLVE GRANDE CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO LÓGICO, SISTEMÁTICO, CIENTÍFICO E ACIMA DE TUDO CRÍTICO, DE TUDO AQUILO QUE PROPÕE-SE E EMPENHA-SE A ESTUDAR. ATRAVÉS DO ENSINO DOMICILIAR A BRASIL TERÁ EM BREVE TEMPO UMA GERAÇÃO DE PESQUISADORES.

  • Escrito por: josenilton

    30/07/2014, 13h26

    A um tempo atrás vi um pai ser preso por causa de um crime que um filho menor cometeu, ja vi um avô pagar pensao alimenticia ao neto por que o pai nao tinha condicao de pagar, se somos responsaveis pelo nossos filhos independente da idade, porque nao podemos decidir qual tipo de ensino daremos a nossos filhos.

  • Escrito por: edson

    04/08/2014, 12h14

    O Sr. Cristóvam Buarque, nosso representante no Senado, disse em uma destas audiências sobre educação que é contra o ensino domiciliar porque as crianças que o fizerem estarão privadas de NAMORAR porque se relacionariam apenas com pais e irmãos ficando em casa.. Pasmem!!!! foi o que um Senador da República disse.....

  • Escrito por: Antonio da Matta

    05/08/2014, 18h17

    A educação domiciliar pode ser um escape para a escola que não educa, não ensina e apenas doutrina, e vem produzindo gerações de perdedores teleguiados. Hoje, basta muito pouco para crianças educadas em casa superarem e muito os estudantes do ensino regular. E desde que tenham boas notas nas provas ( igualmente aplicadas a todos), tem mais é que ser INCENTIVADO.

  • Escrito por: Rui

    08/08/2014, 10h05

    Num país livre o cidadão deve ter opções. A educação domiciliar pode ser muito bem usada pelos pais conscientes de sua capacidade para tal. Os pais que não tem condições de oferecer educação domiciliar devem se utilizar as escolas normais, públicas ou privadas. Por isso, o argumento de que os pais não tem capacidade para ensinar é falho.

  • Escrito por: frank

    30/08/2014, 04h56

    Tem um cidadão arrogante chamado GALILEU que diz: mostre onde isso deu certo! Diz o sujeito todo assanhado, bom, quer dois exemplos onde isso ocorre com sucesso? USA e Canadá, inclusive há vários estudos que apontam que alunos educados em casa possuem notas melhores do que os alunos que estudam em escola pública. Algumas pedagogas iram logo gritar, mas o convívio social ficará prejudicado, mas o estudo aponta que isso não passa de balela.

  • Escrito por: Clice Ribeiro

    01/09/2014, 22h01

    Pode ser uma boa maneira de exercer a democracia, desde que sejam tomadas todas as precauções para que o ensino, em todas as áreas cobertas pelo ensino tradicional, não seja prejudicado por negligência de quem se propôs dar; também é importante que não se faça uma política de "venda casada" onde num futuro, todas as famílias seriam obrigadas a dar o mesmo tipo de educação, retirando assim a responsabilidade do ensino dos governos.

  • Escrito por: elke

    05/09/2014, 22h59

    Gostaria votar assim: SIM, pois é uma opção para cada família decidir, mas também o estado precisa melhorar o ensino publico!!

  • Escrito por: Lucas Ferreira

    26/09/2014, 12h11

    Economía com escolar e com o tempo dos pais. Ademais, seria uma ótima maneira de mostrar que nós ainda não vivemos num sistema totalitário.

  • Escrito por: Gisela Letícia Schmidt Gulgielmin

    27/09/2014, 07h45

    Se os pais comprovarem o comprometimento, a posse de uma estrutura adequada para o ensino e a capacitação para isso, eu concordo.

  • Escrito por: Ricardo Carvalho

    27/09/2014, 19h42

    Voto SIM! Única maneira de fugir da doutrinação marxista das escolas públicas! É o sim pela liberdade de pensamento !!

  • Escrito por: JONAS MARTINS

    07/10/2014, 18h32

    PARA UMA FAMILIA BEM ESTRUTURADA, SERIA ÓTIMO. MAS, IMAGINE AQUELA FAMILIA PROBLEMATICA!!!! O QUE OS FILHOS VÃO TER DE EXEMPLO BOM?????

  • Escrito por: souza

    21/10/2014, 12h58

    vai valer mais a pena, já que nas escolas o ensino tá um lixo, e pra piorar, estao querendo introduzir conteudos que fazem apologia a pedofilia, prostituicao e outros mais. quem tem grana, vai pagar escola particular. quem nao tem...nao pode ser obrigado e engolir esses degetos que querem colocar nas escolas

  • Escrito por: ana paula

    29/10/2014, 15h40

    Eu prefiro mil vezes ensinar meu filho em casa do que colocá-lo em uma porcaria pública!!! Tenho vergonha do ensino público - se é que se pode chamar isso de ensino. O que leva a outras questões: a do professor que ganha mal e está desmotivado e a do professor que ganha mal e está desmotivado, mas que é um vagabundo e não tem capacidade para ensinar ninguém, pois nem curso de especialização/atualização ele quer fazer.

  • Escrito por: Rodrigo

    03/11/2014, 09h45

    Com certeza, escolas com professores mal remunerados e alunos rebeldes, e mprincipalmente a pedofilia q impera impiedosamente

  • Escrito por: Ana

    03/11/2014, 10h07

    Sim! As escolas estão mudando o currículo escolar, introduzindo conteúdos desnecessários para crianças e adolescente, totalmente partidários e de esquerda. Além das cartilhas do MEC ensinando sobre sacrifício a animais e outras barbaridades. Sim a Educação Domiciliar!

  • Escrito por: Barbra Reis

    03/11/2014, 11h21

    O ensino domiciliar não é uma novidade, ou aventura. Já acontece há décadas em muitos países como Estados Unidos, Canadá, Portugal e Japão, só para citar alguns exemplos. Se bem estruturado, promove autodidatismo, criatividade e aguça a genialidade particular da criança e adolescente. Sou a favor.

  • Escrito por: zenon brito de lima

    03/11/2014, 20h27

    aceito sim que as nossas crianças devam estudar em casa

  • Escrito por: Divina alarecida

    04/11/2014, 06h14

    Porquê e melhor sim

  • Escrito por: Alexandre Ferreira

    10/11/2014, 13h36

    O governo não deve intrometer na família, como está fazendo...

  • Escrito por: Paulo Landi

    11/11/2014, 02h26

    O Estado não deve restringir essa possibilidade se ela for de qualidade, deixando de atestar a aptidão das pessoas e criminalizando o ato, ambos de forma injusta. Meu voto é Sim.

  • Escrito por: Franckys Oliveira

    11/11/2014, 10h21

    Sim.Prefiro ensinar em casa, evitar de ver meu filho em escolas públicas sem estrutura alguma, professores não capacitados. Sujeitos a sair de casa e não voltar. Prefiro em casa

  • Escrito por: Alisson

    11/11/2014, 17h12

    Quero sim educar em casa para evitar doutrinação comunista, para que não estudar o kit gay. Irei criar meus filhos conservadores, na doutrina Católica e sua doutrina.

  • Escrito por: Dirceu

    11/11/2014, 22h07

    Alguns comentários daqui dão vergonha alheia. Mesmo assim, eu votei "SIM" com certeza e votaria mais mil vezes se pudesse. Votei SIM pelos pais e alunos que têm deficiência física que causa dificuldades de locomoção. Votei SIM pelos pais que precisam viajar muito e não podem deixar os filhos sozinhos. Votei SIM pelos alunos que moram em regiões distantes e não atendidas pelo transporte escolar. Votei SIM por uma escola pública com menos alunos por turma. Votei SIM pelos artistas de circo. E votei SIM pela liberdade.

  • Escrito por: Roger

    14/11/2014, 02h29

    A Educação (ensino) em casa é uma opção, quem não concordar que mantenha seus filhos como está atualmente

  • Escrito por: ines gonçalves

    15/11/2014, 13h12

    Voto sim porque o estado não tem feito seu papel na educação, e ainda quer empurrar kits que não tem nada a ver com a educação de nossos filhos, criando uma geração de leigos para serem manipulados com facilidade

  • Escrito por: Marcos Citeli

    25/11/2014, 14h01

    Voto SIM pois em tempos de diversidade, seria antidemocrático querer impedir que os pais tenham à sua disposição mais uma opção de educar seus filhos.

  • Escrito por: Luis Alberto Caldas

    25/11/2014, 19h21

    Parabéns dep. Lincoln Portela. A sua proposta, além de beneficiar a educação, defende a liberdade.

  • Escrito por: Denise Brandão

    27/11/2014, 00h13

    Parabéns, deputado pela iniciativa deste projeto de lei que valoriza a responsabilidade parental sobre os filhos, amplia possibilidades de garantia do direito à educação, tornando-o mais acessível e contemplando mais plenamente a diversidade de modus operandi das famílias.

  • Escrito por: gislene

    05/12/2014, 10h59

    concordo sim sim

  • Escrito por: Mali

    05/12/2014, 16h06

    Concordo e pratico !!!!

  • Escrito por: Renata

    05/12/2014, 16h44

    Sim, eu apoio. Pois acho que a responsabilidade primeira na educação dos filhos, é nossa. Nós e nossos filhos tbem, tem toda capacidade e todo direito de escolher aprender em casa.

  • Escrito por: Patrícia

    05/12/2014, 16h54

    Acredito que esta é uma boa iniciativa. Os pais poderão optar por educar seu filho em casa ou deixar que a escola faça isso. O importante é pensar no que for melhor para a criança. Sou a favor da educação domiciliar.

  • Escrito por: Ge

    05/12/2014, 17h06

    Concordo, os pais sempre são responsáveis pelos filhos e sabem o que é melhor pra ele.

  • Escrito por: Daiana Santana

    05/12/2014, 22h33

    Concordo totalmente... acredito no aprendizado sem a "exploracao e obrigatoriedade" mas de forma natural e confiante. Assim sendo tambem com o apoio dos meios.

  • Escrito por: Déia Dias

    14/01/2015, 19h59

    Concordo plenamente. Talvez assim a pessoa aprenda mais. E tenha uma melhoria na qualidade do ensino. Pois atualmente a educação está uma vergonha. Parabéns deputado pela visão e iniciativa.

  • Escrito por: Raphael Feitosa

    23/01/2015, 10h54

    Estou com Mazzilli, "Estado? Não, Obrigado!" .

  • Escrito por: Elva Kramer

    01/02/2015, 11h36

    Atualmente os alunos não estudam e não fazem os temas os pais não comparecem as reuniões escolares, e nem acompanham os conteúdos ensinados, alguém acha que vai funcionar a educação domiciliar? Na escola os alunos têm um professor para cada disciplina, como seriam ensinados isso em casa?

  • Escrito por: Jorge

    20/02/2015, 20h02

    Discordo totalmente, o governo não consegue assegurar uma educação de qualidade nem mesmo nas escolas imagina na casa de cada aluno.

  • Escrito por: Celio Raul Meier

    21/02/2015, 21h08

    Além de aceitar esta opção, o governo deveria também valorizar o Estudo AUTODIDATA, com provas e cursos de reforço, enfim, ordenar a matéria, mas dar este direito do auto-estudo-programado.

  • Escrito por: Tamara Ramos

    26/02/2015, 18h20

    Discordo, Um ensino diferenciado é um gasto a mais para poucas famílias além de individualizar o aluno da sociedade; contribui para a desvalorização do trabalho do professor de escola pública sem incentivos salariais e eximi o estado de oferecer uma escola pública de qualidade a todos as pessoas, independente de sua cor, religião ou classe social!

  • Escrito por: Felipe Campello

    27/02/2015, 16h01

    APOIO TOTALMENTE esta ideia. Temos que valorizar a família e a propriedade privada, e essa é uma forma muito efetiva. PROJETO APOIADO!

  • Escrito por: Ediel Sousa

    27/02/2015, 20h41

    Apoiado!! Estudei sempre na escola, porém a educação e ensino domiciliar foram importantíssimos pra mim. =Se meus pais pudessem, eles teriam me ensinado em casa. Com certeza seria uma alternativa para o ensino de péssima qualidade do nosso governo (Estudei em escola pública, sei do que estou falando)

  • Escrito por: Eliwelton Lima

    28/02/2015, 11h01

    Apoio a iniciativa. É uma alternativa ao método Paulo Freire de doutrinação marxista. Quanto a livrar o Estado de oferecer educação pública de qualidade, quem quiser que deixe os filhos na escola, os meus aprenderão em casa.

  • Escrito por: Mayko

    02/03/2015, 11h58

    Apoiado! É muita utopia achar que as escolas em todo o Brasil estejam niveladas por cima. Sabemos que o ranking de educação comparado a outros países é medíocre para ruim. Essa proposta dará a chance de os pais colaborarem na melhor educação para os filhos e terem independência do Estado. Muito bom!

  • Escrito por: Silas Feitosa

    02/03/2015, 15h11

    Excelente notícia. Essa esducaçao estatal funkeira, que deforma a inteligência de nossas crianças, que produz analfabetos funcionais em massa e cria esse estado de miséria e degeneração em que vivemos neste pais socialista. Sócioconstruvismo é educacao marxista. Paulo Freire é doutrinacao, manipulacao e destruiçao da intel8gência das nossas crianças.

  • Escrito por: J.B Souza

    02/03/2015, 16h55

    100% apoiado

  • Escrito por: Éder Fonseca

    02/03/2015, 17h09

    Maravilhoso. É um absurdo que esse direito ainda não seja assegurado às famílias.

  • Escrito por: selso

    02/03/2015, 17h16

    Muito boa esta proposta !

  • Escrito por: Salomão Junior

    02/03/2015, 17h27

    Ótimo. As famílias tem o direito de escolher o que acham melhor para seus filhos. Se existe a possibilidade e capacidade, que seja feito. Meus filhos serão educados em casa!!!

  • Escrito por: Willian Porto

    02/03/2015, 18h00

    Tem gente que não sabe ler direito. O projeto "prevê a possibilidade" não obriga aos pais pobres e analfabetos assumirem o ensino a seus filhos e nem é o fim da escola pública (ainda que eu seja favorável, é um outro tema). É apenas MAIS uma possibilidade, só. Quem não consegue continuará fazendo como sempre fez, colocando seus filhos nas escolas regulares.

  • Escrito por: Murilo

    02/03/2015, 20h34

    No meio de tantas leis inúteis finalmente um projeto interessante. Tomara que passe.

  • Escrito por: luis

    03/03/2015, 09h19

    Meus filhos, se Deus quiser, serão educados em casa.

  • Escrito por: Renato

    03/03/2015, 10h19

    Willian Porto, com certeza aqueles que se indignam e não entendem que seria opcional, acham que o ensino está uma maravilha.A simples possibilidade de ter meu filho sendo ensinado e não doutrinado, já me faria optar pela formação em casa.Abs

  • Escrito por: delonix

    03/03/2015, 13h51

    Beleza, já fiz um curso de pré-alfabetização.

  • Escrito por: José J M Freitas

    03/03/2015, 13h53

    Medida questionável. Tomara que nunca seja aprovada. As crianças precisam conviver com as diversidades, da vida e das pessoas.

  • Escrito por: Les

    03/03/2015, 17h29

    Não! Porque compromete a liberdade e os direitos da criança que só um Estado livre pode garantir.

  • Escrito por: Marcus

    03/03/2015, 22h02

    Eu quero esse direito!! Não quero que meus filhos sejam "formato" pelo Estado!

  • Escrito por: Jonathan David

    04/03/2015, 00h34

    Sim, é claro! E já está comprovado, através dos exemplos dos EUA e até do Brasil (com a história de Jônatas e David), que esse tipo de ensino domiciliar funciona muito melhor e prepara com mais eficiência para o exercício da cidadania do que aquele oferecido pelo estado, que diga-se de passagem, é péssimo! Para aqueles que alegam não haver o "social", isso é uma tremenda mentira, pois o social não se faz só numa escola, se faz com a família, com a loja da esquina, na praçinha etc. Foi demonstrando nos EUA que os que receberam educação domiciliar eram mais educados e gentis, por ex.!

  • Escrito por: Juan

    04/03/2015, 08h43

    Completamente a favor. Proibir os pais de decidirem qual o tipo de educação seus filhos devem ter é uma afronta aos direitos humanos. O direito de educar em casa é fundamental, ainda mais hoje, que as escolas se transformaram em antros de prostituição e tráfico de drogas.

  • Escrito por: Ricardo

    04/03/2015, 14h15

    EM QUE MUNDO VOCES VIVEM? EM QUE BRASIL VOCES VIVEM? OS PAIS SÓ COLOCOAM SEUS FILHOS NA ESCOLAS PORQUE PRECISAM VAGABUNDAR, OU TRABALHAR, SÓ PARA ISSSO... E DEPOIS QUEM VAI FISCALIZAR, O GOVERNO? KKKKKKK PIADA. NEM FISCALIZAM O PRONATEC QUE É AMENINA DOS OLHOS, OS CURSOS FILIADOS SÓ GANHAM MUITO BEM, CERCA DE r$ 450,00 PO ALUNO E DAO PESSIMAS CONDIÇOES DE ENSINO E O GOVERNO(MEC) NAO FISCALIZA..PRA QUE? TER TRABALHO? MELHO PAGAR DE EMPRRAR COM A BARRIGA.

  • Escrito por: M. Esther Torinho

    05/03/2015, 08h48

    Os pais não estão preparados. Muitos têm dificuldade em cumprir o papel deles, que é educar. Educação formal tem que ser na escola e acabou. Quer dizer que pais agora são necessariamente professores? E de todas as disciplinas, sabem inclusive alfabetizar? E a socialização, tão importante para a criança, seria feita na barra da saia/calça dos pais? Olha, é cada projeto que dá tristeza. Podiam aproveitar melhor seu tempo e a grana alta que pagamos a eles. Como educadora, me oponho a isso. Muito retrógrado esse projeto. Se o ensino não está uma maravilha, vamos fazer esforços para que melhore.

  • Escrito por: michel

    18/03/2015, 11h12

    acredito que a proposta é válida sim, apesar de ter pais que não tem condições, se olharmos em outros países que utilizam esse meio de educar não são todos os pais que usam geralmente são pais que possuem tempo e formação superior, além do que teriam os testes na escola!

  • Escrito por: Thiago

    18/03/2015, 18h05

    Alguém disse que os pais não estão preparados para isso. Como se as escolas estivessem neh? Que parte de "Brasil tem a pior educação do mundo" você não sabe?

  • Escrito por: Thiago

    18/03/2015, 18h11

    Proposta necessária e urgente. A educação pública e estadual são ruins, Brasil a pior educação do mundo, há drogas, violência, bullying, sexo, tudo liberado nas escolas. É essa a "diversidade" e "socialização" que quem é contra o homescholling parece defender. Além da doutrinação esquerdista que o material aprovado pelo MEC propõe, louvando Cuba, MST e outras aberrações. Os pais têm o direito de educar o filho e impedir esse tipo de doutrinação e violência ideológica que as crianças sofrem. Outro ponto: a educação em casa é aprovada em países de primeiro mundo.

  • Escrito por: Renan Queiroz de Souza

    20/03/2015, 17h30

    Caramba!!! Votar pelo SIM não exclui a responsabilidade do Estado!!! É um acréscimo de direito, A-CRÉS-CI-MO!!!

  • Escrito por: Renan Queiroz de Souza

    20/03/2015, 17h31

    Se você tivesse a oportunidade de o seu filho estudar nos EUA você não os mandaria para lá porque é dever do Estado prezar pela educação? Você quer que as escolas privadas e os cursos de idiomas e informática fechem porque é dever do Estado priorizar a educação?

  • Escrito por: Renan Queiroz de Souza

    20/03/2015, 17h56

    E outra coisa, isso não significa que as crianças não terão nenhum contado socio-cultural com outras crianças. Com a educação em casa, sobra mais dinheiro para um curso de inglês, informática, judô e etc. Dezenas de possibilidades para que os vínculos sócioafetivos sejam criados e confirmados.

  • Escrito por: Tiago

    31/03/2015, 16h43

    Não. Educação básica, fundamental e superior é na sala de aula.

  • Escrito por: Jair nunes cardoso

    03/04/2015, 12h01

    Concordo sim e principalmente sem que o Estado e a União não tire o Direito do Pai e da Mãe educar seus filhos,porque a criação começa justamente dentro de casa.Os Estados não conseguem sequer olhar os que estão nas ruas fazendo uso de drogas e roubando todos os dia,então deixa os Pais criarem seus próprios filhos.

  • Escrito por: Rafael

    10/04/2015, 16h17

    Sim, porém para isto a verba destinado às escolas iriam para as famílias? Quem fiscalizaria? E se os pais não destinassem a verba para educação? São questões a serem pensadas, acho que o tema precisa ser melhor descorrido.

  • Escrito por: Andrade

    12/04/2015, 15h25

    Sou a favor! Seria bom que a família que decidisse por educar seus filhos, tivessem abatimento em seus impostos. Justiça seja feita! SOU A FAVOR SIM!!!! A EDUCAÇÃO ATUAL ESTÁ FORMANDO IMBECIS E PESSOAS INCAPAZES DE CRIAR E DE REFLETIR SOBRE O QUE LHES CERCA.

  • Escrito por: Roberio Diniz

    14/04/2015, 16h32

    É simples. O ensino público já funcionou muito bem. O MEC deveria fazer o seu papel - o que o Estado fez para acabar com o excelente ensino público outrora existente? Que interesses levaram à proliferacao das escolas particulares? É essa a Pátria Educadora tão decantada pela Sra Presidente Dilma? Engraçado que recentemente eu e minha esposa estávamos discutindo essa questão. Perguntem se há discussão semelhante em países como a Dinamarca.

  • Escrito por: Sergio Seloti.Jr

    19/04/2015, 01h01

    Um absurdo eu, que sou professor, ser obrigado pelo estado a educar meu filho onde - e como - ele quer. Além disso, a julgar pelo nível de educação de multas escolas, farei tranquilamente um trabalho melhor.

  • Escrito por: filipe

    24/04/2015, 09h47

    Educação correta e disciplinar vem de CASA, eu não quero robôs falando gírias e palavrões

  • Escrito por: Jaqueline

    08/05/2015, 14h56

    Deve ser uma opção dos pais educar seus filhos em casa, mas não deve deixar de ser e termos a educação escolar por parte do governo!

  • Escrito por: ANA COSTA

    11/05/2015, 16h45

    Os pais devem educar a formação do caráter, mas é fundamental que a criança vá a escola, para sua formação e aprender a viver em sociedade. Os pais tem suas obrigações diárias, como trabalhar e cuidar da criança, isso não daria certo na prática.

  • Escrito por: Beatriz Guenter

    11/05/2015, 23h23

    Absolutamente nada impede os pais de complementarem a educação em casa, portanto, não há razão para suprimir o dever de frequentar a escola. Há sim que melhorar muito o nível das escolas, conteúdos e metodologias de ensino.

  • Escrito por: Maria Eulina Cerveira

    12/05/2015, 17h09

    Acho interessantíssimo termos ampliar a possibilidade de escolha neste sentido.

  • Escrito por: Suzana Linhares

    19/05/2015, 16h44

    Concordo totalmente. Os pais tem todos os direitor de cuidarem da educação básica de seus filhos em casa. Muitas vezes mandamos nossos filhos para instituições de ensinos e ficamos frustrados com os problemas que eles passam dentro das mesmas, tais como preconceito, violência e descaso. Cabe aos pais definirem qual o melhor momento de seus filhos entrarem na escola. A escola não é a principal responsável pela socializaçãoalização. Estamos cansados de ver casos em que o indivíduo frequenta a escola e é antisocial, não se enquadra em nada e acaba sofrendo preconceito dos colegas.

  • Escrito por: sonia

    21/05/2015, 17h22

    Os Governantes deveria rever também todos os beneficio deles ,não só reduzir os direitos do povo .que sustentam todos eles.A população não aguenta mais,os que ganham salario minimo estão passando fome.

  • Escrito por: EDIALEDA DE CARVALHO SILVA

    27/05/2015, 06h00

    sim eu sou a favor.

  • Escrito por: Simao Paulo

    27/05/2015, 20h22

    Sim. Dei aulas particulares por quase sete anos e percebi que os alunos aprendiam muito pouco dentro das escolas.

  • Escrito por: Elaine

    30/05/2015, 15h15

    Sou 100% a favor da Educação Domiciliar, o estado não pode ser dono de seus cidadão e ainda doutrina-los de acordo com as suas ideologias, progresso se faz com liberdade e confiança nos cidadãos , vide Estados Unidos.

  • Escrito por: Andrea g machado

    01/06/2015, 23h36

    Seria bom se as pessoas mantessem o antigo habito de que as criancas ja entrassem para o pre sabendo escrever seu nome. Coisas que se aprende em casa, porem hoje em dia os pais estao ocupados com 'assuntos de adulto' e 'acham' que os professores tem obrigacao de educar e disciplinar seus monstrinhos. :)

  • Escrito por: Bruna dalago

    02/06/2015, 00h25

    A resposabilidade de educar segundo a lei prevista é dos pais. Colocando a crianca em uma escola ele simplismente tranfere essa responsabilidade. E sobre a questao de socializcao a escola nao é o unico meio de realizar o mesmo.

  • Escrito por: Luciano

    02/06/2015, 08h22

    A Educação é dever dos pais. Estes tem total capacidade de escolher o melhor método para seus filhos. Apenas em caso de abandono desses é que o estado deve agir!

  • Escrito por: Felipe Zarpelon

    02/06/2015, 08h36

    Contestar a possibilidade da própria família de prover a educação à seus filhos só pode partir de uma mentalidade que acredita que "tudo deve estar dentro do estado, nada fora dele", amplamente divulgada por Il Duce, Benito Mussolini.

  • Escrito por: Mateus Pool Rodrigues

    02/06/2015, 10h51

    Muitos argumentam que a educação domiciliar seria complementar à escolar. Discordo: não se pode ir para frente e para trás ao mesmo tempo. A tese de que devemos confiar nossos filhos ao estado para depois exigir melhorias não é crível: temos feito isso há muito e nenhuma melhora significativa pode ser apontada.Em vez de desperdiçar tempo e energia tentando transmutar chumbo em ouro, melhor ir ao garimpo. Que a escola seja facultativa, que a educação domiciliar não seja regulamentada - apenas permitida, sem mais.

  • Escrito por: Tânia

    02/06/2015, 10h54

    Com certeza! Chega de doutrinação comunista nas escolas. Chega de comunistas travestidos de professores, querendo "educar" filho meu. Claro que eu concordo e luto por isso. Quero também que seja aprovado o Projeto da Escola Sem Partido. Chega de vermelhada nesse Brasil. Chega de ideologias, chega de partidarismo. Escola é lugar para estudar não para doutrinar. O governo se vale das escolas públicas, para ampliar essa nojenta ideologia vermelha, chega disso!

  • Escrito por: Jefferson

    02/06/2015, 11h25

    As perguntas são colocadas como mutuamente exclusivas, o que não é verdade. As famílias poderem praticar a educação domiciliar não desobriga o estado de aplicar bem os impostos destinados a educação pública e a existência dessa obrigação não impede das famílias praticarem o ensino domiciliar.

  • Escrito por: Julieta

    02/06/2015, 11h52

    As justificativas dadas pelas opções induz o votante a pensar que a concessão de autorização legal às famílias para a prática do ensino domiciliar irá eximir o Estado do dever de prestar educação pública de qualidade. Não é isto. Trata-se de mais um caminho, mais uma opção, ou seja, amplia os direitos civis; já que a autorização para que as famílias pratiquem ensino domiciliar não exime o Estado do dever de prestar o serviço de educação e com qualidade. Tão pouco exime o cidadão de continuar a lutar por isso.

  • Escrito por: Alexandre Xavier

    02/06/2015, 11h58

    Infelizmente a nossa sociedade tem perdido mais e mais seus valores a cada dia e se os pais puderem usar estes primeiros anos que são os mais importantes para a formação do caráter da criança e lhe passar estes valores sem a influência de professores que talvez os relativizem já é um passo importante pra nossas crianças serem melhor orientada por aqueles que realmente mais se importam com elas, seus futuros e principalmente com as pessoas que virão a ser!

  • Escrito por: Matheus

    02/06/2015, 12h52

    A favor.

  • Escrito por: Israel Oliveira

    02/06/2015, 14h57

    Eu voto sim !

  • Escrito por: Rafael Alonso

    02/06/2015, 15h05

    Concordo, pois sou plenamente capaz de ensinar meu filho melhor que qualquer professor esquerdista acéfalo doutrinado pelo MEC. Fui ensinado a louvar o esquerdismo na minha juventude, mas o mesmo não se repetirá com a minha prole, pois darei a educação que nunca fui capaz de ter, graças a incompetência estatal, que insiste em ensinar inutilidades e ideologias ultrapassadas e refutadas há séculos. O ensino de exatas consegue ser ainda pior, ensina o jovem a decorar antes mesmo de aprender a raciocinar matematicamente.

  • Escrito por: Fabio

    02/06/2015, 15h43

    Se o Estado quer tanto a "responsabilidade" de ensinar nossos filhos, então da mesma forma que eles dizem estarmos quebrando a lei e até chegam a processar quando os ensinamos em casa, bom...então devemos também processar o Estado, pois não estão cumprindo a tal responsabilidade que tanto querem e dizem ter legalmente...

  • Escrito por: Mateus

    02/06/2015, 15h46

    Definitivamente SIM, a educação tem que ser feita pelos PAIS, o estado não pode enfiar suas ideologias nos nossos filhos!

  • Escrito por: André Azevedo

    02/06/2015, 16h31

    Claro que sim. Em tempos onde o Estado provê a escola, e os alunos saem muito mal formados (péssimos índices de qualidade de ensino), e ainda a escola fomenta doutrinação marxistas, de gênero, dentre outras crueldades intelectuais. O melhor a fazer é ensinar em casa.

  • Escrito por: Luis Eduardo Leon

    02/06/2015, 16h35

    Tem que ser muito mau-caráter pra se opor a isto. Quem é contra está dizendo: "não, você não tem o direito de educar seu filho em casa". Vão lamber sabão!

  • Escrito por: Alexandre Silva

    02/06/2015, 17h47

    Se a escola que passa apenas quatro horas com os seus filhos, está conseguindo influencia-los mais que vocês pais, é porque está na hora de rever os seus conceitos de educação e prova cabal de vocês não estão preparados para essa tarefa. onde fica o papel da interação social, o livre pensar e todos os benefícios e responsabilidades do convívio social? Queremos criar nossos filhos para nós ou para que aprendam a viver no Mundo?

  • Escrito por: João Emiliano Martins Neto

    02/06/2015, 19h07

    A educação deve ser dar em primeiríssimo lugar na alma de cada pessoa que ama e por isso busca a verdade. Em segundo lugar na infância quem deve educar os pequenos é claro que é primariamente os seus pais ou responsáveis. Em terceiro lugar a sociedade deve oferecer ensino em igrejas, clubes, associações e, em último caso, o Estado pode oferecer alguma coisa com relação à educação, mas não centralizando em si a tarefa de educar.

  • Escrito por: lucimar bispo

    02/06/2015, 20h27

    Acredito seria modo mais pratico para pais que consiga ensinar aos filhos e acompanhar pessoalmrnte.

  • Escrito por: lucimar bispo

    02/06/2015, 20h28

    Acredito seria modo mais pratico para pais que consiga ensinar aos filhos e acompanhar pessoalmrnte.

  • Escrito por: lucimar bispo

    02/06/2015, 20h28

    Acredito seria modo mais pratico para pais que consiga ensinar aos filhos e acompanhar pessoalmrnte.

  • Escrito por: Cleice

    02/06/2015, 22h08

    sim, educação formal é um direito e não uma obrigação, melhor a criança estar protegida e assistida pelos familiares. Com tantos problemas morais, éticos, manipulações ideológicas e qualidade de ensino ruim, melhor ficar em casa e preservar a integridade física e moral. Os que não gostam de estudar e são obrigados, podem se dedicar em outras atividades.

  • Escrito por: Cleice

    02/06/2015, 22h35

    Sim,educação formal é um direito e não uma obrigação

  • Escrito por: Irany Filho

    03/06/2015, 08h24

    SIM! Entregar, com exclusividade, para o Estado a tutela ATÉ da educação dos próprios filhos seria pura tolice, quiçá um crime. Imaginem um Lula ou uma Maria do Rosário definindo as "diretrizes" educacionais dos meus filhos!!! Nem louco!

  • Escrito por: albert guedes

    03/06/2015, 08h55

    O estado DEVE disponibilizar educação pública a todos, mas NÃO É dever do estado ser o ÚNICO provedor dela.

  • Escrito por: Salanda

    03/06/2015, 11h58

    As famílias tem todo o direito de escolher os profissionais que endinarão seus filhos. Basta a família contratar profissionais graduados, capazes de tornar os alunos mais críticos e ensinar a eles o que eles realmente precisam aprender.

  • Escrito por: Ramon

    03/06/2015, 12h06

    Uma coisa, não contradiz a outra o governo tem sim obrigação de dispor educação publica para todos, mas o governo não pode dizer como os país irão educar seus filhos.

  • Escrito por: Milena

    03/06/2015, 13h28

    Definitivamente, SIM. Vejo, a cada ano que passa, as escolas decaindo. Crianças apanhando dos colegas (e os professores não interferem), alunos desrespeitando professores, alunos aprendendo a colar em provas (sem ser coibidos pelos professores), recentemente houve até um caso de uma menina que foi estuprada dentro da escola. É essa a "interação social" que a esquerda defende? Prefiro educar meus filhos em casa.

  • Escrito por: marcos

    03/06/2015, 17h38

    a função do estado é instruir apenas, ensinar, a língua portuguesa, matemática, Ciências ,biologia, geografia, educação artística, educação moral e civismo, etc,etc, se ficasse só nisso estava bom, mas educar são com os pais e não impregnar nas pobres crianças doutrinas manipuladoras do caráter humano como o marxismo, gênero e por aí vai. Prefiro educar e instruir em casa.

  • Escrito por: Felipe

    03/06/2015, 19h03

    É assegurado pela a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, artigo 26.3, e, pela Convenção Americana dos Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica), artigo 12.4, o direito as famílias educarem de acordo com suas convicções seus filhos e pupilos. O Brasil é signatário de ambas, e, de acordo com emenda nº 45, os artigos da primeira tem o mesmo valor dos demais desígnios da Constituição de 1988. Já a segunda possui valor supra-legal, o que confere a ela estar formalmente acima do ECA. Portanto, essa lei vêm apenas explicitar algo que já possuí fundamento jurídico.

  • Escrito por: Felipe

    03/06/2015, 19h27

    Continuando o comentário abixo: - Mas, que continuamente é desrespeitado pelo ESTADO Brasileiro. Portanto, as famílias possuem o direito de não permitirem que seus filhos sofram estupro ideológico, moral e ético objetivado nas escolas brasileiras. Assim como todos os traumas psicológicos decorrentes, da idéia esdrúxula de obrigar crianças de mesma idade a ficarem juntas por diversas horas todos os dias, para justificar uma pretensa "socialização" que nada mais é do que imbecilização mútua.

  • Escrito por: Felipe

    03/06/2015, 19h27

    Finalizando: Aliás, esse é o verdadeiro propósito da instituição "Escola": homogeneizar a imbecilidade, para criar cidadãos mais conduzíveis e dependentes do Estado.

  • Escrito por: Maria Helena Pereira

    03/06/2015, 22h33

    Educação, sim, deve vir de casa. Mas o governo deve dar o ensino. Fácil falar que a família deve assumir a educação integralmente quando se trata de família que tem condições. E o que podemos falar de famílias analfabetas? e paupérrimas?

  • Escrito por: Mirian Ceccon

    04/06/2015, 05h29

    Eu voto sim

  • Escrito por: Diego Rodrigues

    04/06/2015, 14h31

    em casa podemos ter educação de melhor qualidade que em muitas escolas, eu mesmo aprendi a ler e escrever com 5 anos de idade, só fui para a escola na primeira série e ainda fui obrigado a fazer exame de capacidade para não ser obrigado com 7 anos de idade a ir para a pré-escola. lembro que fui o primeiro a terminar o tal exame. Hoje adulto m tenho vergonha das pessoas que mesmo com ensino superior completo não consegue formar uma frase sem erros grosseiros na língua portugues.

  • Escrito por: Jacke

    05/06/2015, 11h32

    sim pois as escolas públicas são um lixo e só ensinam prostituiçao e o que não presta!

  • Escrito por: fernanda

    07/06/2015, 17h54

    eu não concordo, pois é na escola que aprendemos a ser menos egoísta e ter uma noção das leis da sociedade

  • Escrito por: Marcela

    08/06/2015, 15h28

    SIM, concordo como a Educação Domiciliar ou Homeschool, aliás, "Educação Domiciar" é redundante, pois, a verdadeira educação provem de casa.

  • Escrito por: Miguel

    08/06/2015, 21h38

    Nota 10 para os comentários do Felipe. E meu voto é sim, óbvio.

  • Escrito por: Isabel Cristina Gregório

    10/06/2015, 13h32

    Com essa educação patética q temos, os adolescentes deixam a escola totalmente burros em tudo e com esse viés esquerdopata que está formando petistas (Deus nos ajude) e sexualmente indefinidos, são todos lagartixas já q sexo é construção social e não determinação genética, educar em casa é sempre a melhor saída. Acreditem.

  • Escrito por: Andresa

    11/06/2015, 14h56

    EXATAMENTE por o ensino público do país ser de baixa qualidade devemos discordar com essa posição, o que deve ser feito são melhoras na educação e não retirada de escola do nível básico.

  • Escrito por: scheila

    12/06/2015, 11h55

    Meu voto é sim, pq os pais tem que pensar mais nos filho, se isso acontecer diminuiremos o numeros de filhos matando pai e pai matando filho..

  • Escrito por: Daniel Bonfim

    13/06/2015, 20h45

    Voto sim! Com as escolas partidarizadas ideologicamente o ensino deixou de propagar conhecimento para rezar a Cartilha!

  • Escrito por: iolanda

    14/06/2015, 20h01

    SIM, a favor da educação em casa.

  • Escrito por: Marcelo de Assis Correa

    16/06/2015, 22h26

    Voto sim. O Estado deve conceder o direito aos pais de educarem seus filhos, mas isso não exime o Estado de cumprir o seu papel e melhorar (porque está evidente que é necessário) a rede de ensino. O fato de se ter essa opção não anula a Escola, como é visto em países que permitem o Ensino em Casa.

  • Escrito por: Inspetor

    22/06/2015, 17h08

    Sobre o assunto, cabe incrementar e regulamentar o funcionamento de cursos à distância nas universidades públicas, aumentando a quantidade de vagas escolares e reduzindo os custos para instituições de ensino e alunos. Por exemplo, a Universidade de Brasília, responsável pelo conteúdo programático, poderia ter alunos matriculados no curso de administração de empresas, morando em qualquer parte do território nacional, sem necessidade de comparecimento presencial, com exceção às provas (realizáveis em condições semelhantes em todas as unidades federativas).

  • Escrito por: Inspetor

    22/06/2015, 17h11

    Cabe também regulamentar a matrícula, o acompanhamento pedagógico por escolas públicas e a diplomação dos estudantes domiciliares brasileiros que, visando a melhoria da qualidade do ensino, cumprem o currículo escolar sob supervisão direta dos próprios pais. Enfim, o tema trata de uma necessidade real dos brasileiros e espera-se que o legislativo cumpra seu papel de forma oportuna.

  • Escrito por: MARINA ZANARDI FERREIRA

    22/06/2015, 22h34

    Totalmente a favor.

  • Escrito por: Márcio Batista de Oliveira

    23/06/2015, 14h28

    SIM, a favor da educação em casa. E concordo com a opinião do Felipe (dia 3/6/2015).

  • Escrito por: Tales

    24/06/2015, 11h01

    Educação brasileira está entre as piores do mundo, então qual a razão para deixar o monopólio de um estado ineficiente, sendo que a liberdade de como criar e educar cabe aos pais a fazer a opção. Portanto sou a favor do "home Schooling".

  • Escrito por: Isaque Gomes Ribeiro

    24/06/2015, 15h55

    Deve existir a possibilidade, desde que não haja uma isenção por parte do Estado.

  • Escrito por: Wallace Villane Lancanter Meirelles

    26/06/2015, 11h34

    Sou a favor, pois daqui a pouco nas escolas vão ensinar meus filhos a serem gays e ateus. Prefiro da aos meus filhos uma educação de qualidade e protegida de demagogias. Sou professor universitário, mas teria todos os dias pelo menos 4 horas para ensinar aos meus filhos.

  • Escrito por: Fátima

    26/06/2015, 12h57

    Sou a favor do Home Schooling como forma de educação e de fortalecimento de vínculos familiares, para quem desejar. Os alunos atualmente são tratados como depósito de conhecimento.

  • Escrito por: Daniela

    03/07/2015, 15h53

    Sim, a favor da educação em casa.

  • Escrito por: William Bessa

    08/07/2015, 13h58

    Sou a favor e também serei futuro praticante dessa modalidade de ensino. Obviamente educação domiciliar será praticada apenas por pais que tem interesse, quem não quiser continue enviando seus filhos para o Estado escolarizar, mas eu, me reservo do direito de ser o responsável tanto pela educação como pela escolarização dos meus (futuros) filhos.

  • Escrito por: Pedro Alexandrino

    19/07/2015, 00h28

    Olhando atentamente sobre a questão da educação no Brasil, o ops governos deixam a desejar.No entanto, ao invés de copiarem apenas o que não presta dos costumes internacionais, de veriam absorver o método de ensino do Japão, onde as crianças são direcionadas às suas aptidões naturais, formando assim, adulto qualificados e produtivos para o país.

  • Escrito por: DANIEL

    20/07/2015, 09h54

    Claro que não!! Se o sim ganhar, o governo vai esquecer das escolas, porque vcs votaram nisso.

  • Escrito por: Vitor

    23/07/2015, 17h52

    É inconstitucional e fere o ECA

  • Escrito por: Rodrigo Mafra

    24/07/2015, 10h41

    Não somente o ensino fundamental mas toda educação deve ser observada mas não regulamentada pelo estado.

  • Escrito por: João Maria

    26/07/2015, 10h54

    Sou contra o projeto, pois apesar de permitir a educação domiciliar a submete a supervisão do Estado o que é um absurdo! Não cabe ao Estado decidir o que está a cargo da entidade familiar. Se esse texto não fosse mal redigido teria o meu apoio.

  • Escrito por: Jose Luiz Lacowicz

    03/08/2015, 09h20

    Precisa ser retirado a obrigatoriedade a submissão ao controle do estado. A FAMILIA deve controlar o Estado, nunca o contrário. Pode no máximo o Estado, ""sugerir"" disciplinas mínimas ou um curriculun. O único controle que o Estado pode fazer é o Emen, que é de livre opção

  • Escrito por: Silvia Regina

    10/08/2015, 06h40

    Sim, sou a favor, pois tenho problemas com o meu filho nas escolas, espero que seja resolvido isso o quanto antes, para que possamos educar nossos filhos em casa, será muito mais saudável.

  • Escrito por: rosemary chaves mendonça

    05/11/2015, 11h30

    concordo plenamente.

  • Escrito por: marcia

    22/11/2015, 18h47

    Sim, totalmente à favor!!

  • Escrito por: Claudia Marques

    15/12/2017, 00h33

    Totalmente a favor! A família que deve conduzir a melhor maneira de continuidade de educação de seus filhos! Cada criança tem um particularidade quem melhor pra conhecer senão a mãe e pai. Eu devo decidir se meu filho terá um preceptor em casa! O filho é meu quem decide sou eu e não o estado.

  • Escrito por: Cristiane

    03/07/2019, 12h34

    Concordo totalmente! Nossos filhos não podem mais esperar que o Estado "melhore" as condições de ensino em nosso país. A família que quiser e puder já pode ensinar seu filho em casa, ou vivemos em uma ditadura? A regulamentação se faz necessária para que estas famílias tenham o devido reconhecimento e para que aproveitadores não venham a dizer-se optantes dessa modalidade de ensino. Façam testes com as crianças que, de fato, são educados em casa, e se surpreendam!