COMO É NO PERU
30/07/2003 - 19:25
O professor da Universidade Católica do Peru Julio Calderon declarou, no Seminário Nacional de Regularização Fundiária Sustentável, que a política peruana de regularização de lotes foi utilizada como fator de projeção política pelo ex-presidente Alberto Fujimori.
Segundo o palestrante, em 1996 foram regularizados três mil títulos de propriedades; em 1999, época de reeleição de Fujimori, foram concedidos 328 mil títulos; e em 2000, com a eleição de Fujimori, este número chegou a 430 mil. "Isso demonstra claramente a falência da política urbana de concessão de títulos adotada pelo Peru".
Julio Calderon contou que seu país começou uma política de regularização de lotes urbanos em 1961, tornando-se um dos pioneiros a desenvolver uma política urbana de inclusão social. Porém, explicou o professor, a política urbana do Peru com base apenas na regularização de lotes, sem infraestrutura, como redes de água e esgoto, vem colhendo sucessivos fracassos.
Julio Calderon disse que em 1961, 17% da população peruana moravam em favelas, e, hoje, já somam 40%.
Por Joaquim Nogales/PR
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
e-mail: agencia@camara.gov.br