06/05/2008 18:30 - Presidente da Federação dos Servidores do Sistema Penitenciário apresenta reivindicações à CPI (01'52'')
Radioagência
Presidente da Federação dos Servidores do Sistema Penitenciário apresenta reivindicações à CPI (01'52'')
Nesta terça-feira, a CPI do Sistema Carcerário ouviu as reivindicações do presidente da Federação Brasileira dos Servidores do Sistema Penitenciário, Luiz Fernando Correia da Rocha, e de dirigentes sindicais do sistema prisional de todo o país.
Luiz Fernando da Rocha afirmou que a insuficiência de pessoal, a superlotação nos presídios e a falta de condições de trabalho dos agentes fazem com que eles vejam o próprio estado como inimigo.
Ele pediu a construção de presídios com estrutura, a especialização do pessoal carcerário, melhores salários para a categoria e a aprovação da PEC 308, que cria a carreira de polícia penitenciária.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Rodrigues Rosa, denunciou a falta de uma política gerencial no setor carcerário que, a seu ver, contribui para a corrupção no sistema.
Francisco Rosa disse ainda que os presos estão sendo extorquidos pelo estado, que permite a venda de produtos nos estabelecimentos penais por preços muito mais altos que os de mercado.
A deputada Jusmari Oliveira, autora do requerimento de audiência dos agentes carcerários, disse que os depoimentos foram muito úteis para seu trabalho de sub- relatora.
" Essa audiência de hoje nos traz subsídios importantes para que a gente no nosso subrelatório que vai tratar de forma especial dos servidores públicos do sistema carcerário brasileiro, nós possamos apontar algumas soluções que poderão ser tomadas pelas nossas autoridades e que melhorarão circunstancialmente o sistema penitenciário."
Segundo Jusmari Oliveira, a audiência mostrou que os agentes carcerários vivem um dilema com a idéia dos detentos de que os agentes são seus inimigos e passam a ter nos detentos seus principais inimigos.
De Brasília, Paulo Roberto Miranda.