Câmara define ganhadores do Prêmio Darcy Ribeiro

08/11/2002 - 12:07  

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto escolheu na última quarta-feira (6) os vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro. O projeto "Ensinando que todos Aprendem", desenvolvido no município de Canindé (CE) pela Secretaria Municipal de Educação, ganhou o primeiro lugar. A indicação do projeto foi feita pela deputada Iara Bernardi (PT-SP), que conhece os resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário de Educação, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, em cinco municípios da zona rural de Canindé, onde o índice de analfabetismo atinge 28,7% da população local.
Em 2001, o secretário decidiu encarar o problema, adotando no município a didática do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), que alfabetiza adultos em três meses. Professores do município foram treinados para aplicar a didática em três turmas iniciais e treinar novos professores. O resultado tem sido 100% de alfabetização dos alunos.

2º LUGAR
O segundo lugar do Prêmio Darcy Ribeiro foi para a Irmã Ilar Garotti, fundadora da creche comunitária Santino, em Uberlândia, Minas Gerais. Com 69 anos de idade, a freira foi diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da cidade mineira, vice-reitora da Universidade de Uberlândia e secretária municipal de Educação, entre inúmeras outras atividades voltadas ao ensino, tanto em Uberlândia quanto em Monte Carmelo. Sua indicação foi feita pelo deputado Odelmo Leão (PPB-MG).

3º LUGAR
O professor de Mossoró (RN) Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia recebeu a terceira maior votação. Jerônimo tem 82 anos de idade e foi o fundador da Biblioteca Pública e do Museu de Mossoró. Foi também o responsável pela edição da coleção "O Mossoroense", uma ampla bibliografia sobre a seca do Nordeste, com mais de três mil publicações. A indicação do professor foi feita pelo deputado Carlos Alberto Rosado (PFL-RN).

O PRÊMIO
Criado há três anos para premiar pessoas e instituições que realizam propostas inovadoras no campo da educação, o Prêmio Darcy Ribeiro é indicado por deputados e senadores e depois aprovado pelos membros da Comissão de Educação da Câmara em votação secreta. Os três vencedores recebem um troféu; o deste ano foi criado pelo escultor gaúcho Eloi José Dias, em alumínio fundido, e será entregue aos agraciados na 3ª Conferência Nacional de Educação, a realizar-se em Brasília entre os dias 3 e 6 de dezembro.

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
e-mail: agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.