Amazônia aprova ampliação da área de atuação da Codevasf
24/11/2010 - 16:07
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou nesta quarta-feira (24) proposta que inclui vales de alguns rios do Maranhão e municípios alagoanos na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
O texto aprovado é o substitutivo do deputado Roberto Rocha (PSDB-MA) ao Projeto de Lei 7192/10, do deputado Ribamar Alves (PSB-MA). A nova redação soma a proposta de Alves, que coloca os vales dos rios Tocantins, Munim, Pindaré, Gurupi, Turiaçu, Grajaú e Pericumã, que passam pelo estado do Maranhão, sob influência da Codevasf, com o PL 7323/10, do deputado Francisco Tenório (PMN-AL), que determina a ação da empresa também nos municípios alagoanos que não fazem parte da bacia do rio São Francisco.
Atualmente, a Codevasf atua nos vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão e Ceará e no Distrito Federal. A empresa foi criada em 1974 e promove o desenvolvimento da região por meio de tecnologias de aproveitamento dos rios para fins agrícolas e agroindustriais.
Roberto Rocha argumenta o trabalho da empresa é de grande relevância para o desenvolvimento das regiões em que atua, não apenas no aproveitamento dos recursos, mas no esforço de capacitar agricultores e realizar pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais. Por isso, recomendou a ampliação da área de abrangência os dois estados.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissão de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção