Cidades e transportes

Deputado destaca atuação da Defesa Civil em catástrofes em SC

26/04/2011 - 17:12  

O relator da comissão especial da Câmara que analisa a prevenção de catástrofes climáticas, deputado Glauber Braga (PSB-RJ), destacou nesta terça-feira a parceria de técnicos da Defesa Civil e de representantes do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina, nas obras de reconstrução de cidades atingidas e de recomposição das encostas devastadas.

Os integrantes da comissão especial visitaram hoje o município de Ilhota, um dos mais afetados pela forte enchente que atingiu Santa Catarina em 2008. Técnicos da Defesa Civil e da universidade também participaram da visita.

Segundo Glauber Rocha, em uma das comunidades a universidade fez o acompanhamento, desde o início, da obra de reconstrução de uma encosta “e deu para perceber que o trabalho está muito bem feito, dentro dos padrões adequados”.

Por outro lado, acrescenta o deputado, em uma segunda obra, em que a universidade não teve a interferência desde o início do processo, “a obra foi mal feita e tudo teve de ser recomposto”. Na sua avaliação, esse é um exemplo simples, “mas que fez diferença porque foi um dinheiro público que, em determinado momento, não foi gasto da forma correta".

Gerenciamento de riscos
Os deputados também foram à sede do Ceped, em Florianópolis, conhecer os detalhes dos projetos de prevenção de catástrofes. Parte do projeto deve ser usada no Plano Nacional para Gerenciamento de Riscos, que será adotado pelo Ministério da Integração Nacional.

Glauber Braga defende que a experiência catarinense, principalmente em deslizamento de encostas e inundações, se espalhe para o País inteiro. "A possibilidade que a gente tem de fazer com que esse acúmulo de conhecimento possa auxiliar outras regiões do País foi também um dos motivos da nossa presença aqui.”
A comissão especial de medidas preventivas diante das catástrofes climáticas foi criada para realizar estudos sobre áreas de risco, ações preventivas e reconstrução urbanística.

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.