Homenagem à Embrapa lembra arrocho à empresa

27/05/2002 - 18:28  

A Câmara realizou hoje sessão solene para comemorar os 29 anos de fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Na ocasião, o deputado Pedro Celso (PT-DF), autor do requerimento de homenagem, afirmou que o governo federal está desestimulando os trabalhos de pesquisa da Embrapa ao promover cortes de recursos que vão desde o combustível para máquinas e equipamentos até as viagens necessárias aos projetos de pesquisa. Segundo ele, o arrocho imposto pelo governo também tem levado a empresa a ficar em débito com fornecedores e impossibilitada de adquirir insumos e equipamentos indispensáveis ao desenvolvimento de suas atividades.
“É inexplicável que uma empresa como a Embrapa, com crescimento e resultados importantíssimos em suas pesquisas, responsável pelo extraordinário aumento de 70% da produtividade por dez safras consecutivas e que tem uma equipe lembrada e reconhecida por toda a sociedade brasileira pela sua excelência e competência, se encontre nesta situação de penúria”, disse.
Ele citou dados do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), par afirmar que 36 unidades da empresa devem cerca de R$ 6 milhões.

Por Maria Lúcia Sigmaringa/AM

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax (61) 318.2390
e-mail: agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.