Vazante está sob risco ambiental, diz professor
21/05/2002 - 16:16
A Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias dá continuidade à audiência pública para debater a mineração subterrânea de zinco no município de Vazante (MG), pela Companhia Mineira de Metais (CMM).
O professor da Pontífica Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Antônio Barbosa, deu uma explicação técnica sobre o rebaixamento do lençol calcário na área onde está sendo feita a exploração de zinco. Segundo ele, uma das conseqüências do processo é o afundamento ou o surgimento de buracos no solo, fenômeno tecnicamente chamado de dolina.
Ele diz que cidades como Paris, na França, e Veneza, na Itália, tiveram problemas semelhantes quando tentaram explorar minérios em regiões próximas às cidades e interromperam o processo.
De acordo com Barbosa, "não existem minas sendo exploradas como em Vazante em nenhum lugar do mundo". Ele afirma que o risco ambiental é alto, e que as dolinas podem surgir a qualquer hora e em qualquer lugar.
Por Christian Morais/ DA
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
e-mail: agencia@camara.gov.br