Cidades e transportes

Acre retoma fuso-horário de duas horas a menos

01/11/2010 - 09:31  

Arquivo - Diógenis dos Santos
Melo: autor do projeto contra o novo fuso horário 

A maioria dos eleitores acreanos decidiu em referendo retomar o antigo fuso horário, mudado em 2008 por lei. O Acre tinha uma diferença de duas horas a menos em relação ao horário de Brasília desde 1913.

Até as 21h30, com 96% das urnas apuradas, o “Não” (contra o horário atual) recebeu mais de 178 mil votos (56,77%) e a opção “Sim” (pela manutenção do horário), mais de 136 mil (43,23%) dos votos válidos. A abstenção ficou em torno de 28% dos votos.

O projeto de decreto legislativo que previu o referendo, do deputado Flaviano Melo (PMDB-AC), foi aprovado pelo Congresso há um ano. Melo não aceita a mudança de fuso imposta pela Lei 11.662/08, de Tião Viana (PT-AC), que foi eleito no primeiro turno para governar o estado.

Melo argumenta que a população não conseguiu se adaptar ao adiantamento de uma hora nos relógios. "O dia passou a começar mais cedo, no escuro, e as crianças não conseguiram mais chegar à escola às 7 horas da manhã, então o Estado e alguns municípios mudaram o horário da aula para 7h30, mas mesmo assim não deu certo. Elas sempre chegam atrasadas", explica.

Da Redação/PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.