Impacto ambiental da exploração do pré-sal é tema de audiência
12/11/2009 - 08:46
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza audiência pública nesta manhã para discutir os impactos ambientais decorrentes da exploração de petróleo da área do pré-sal.
O debate foi proposto por diversos integrantes da comissão. Segundo eles, os poços de pré-sal emitem até quatro vezes mais gás carbônico do que os poços explorados atualmente, o que requer cuidados extras com o meio ambiente.
"Não temos até o momento indicações do grau de segurança científica para que o carbono liberado seja suprimido. Esse território de incertezas é preocupante neste momento em que o Congresso Nacional tem a tarefa de aprovar os marcos regulatórios da exploração do pré-sal", afirma o deputado Roberto Rocha (PSDB-MA), um dos parlamentares que pediram a realização do debate.
Foram convidados:
- o diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, José Botelho Neto;
- o coordenador-geral de Mudanças Globais de Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Domingos Gonzalez Miguez;
- o secretário-executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Fábio Feldmann;
- a gerente-geral de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Petrobras, Beatriz Espinosa;
- Sérgio Cortizo, especialista em políticas públicas da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
A audiência está marcada para as 10 horas no plenário 8. Da Redação/ND
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br