Cidades e transportes

Especialistas defendem segurança pública no Rio como prioridade

05/11/2009 - 18:47  

A situação da segurança pública no Rio de Janeiro deve ser prioridade do País. E isto não apenas por causa das competições esportivas que acontecerão na cidade na próxima década – Copa de Futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016 - , mas principalmente porque o crime organizado na cidade está diretamente ligado ao tráfico de drogas.

A ideia foi defendida nesta quinta-feira por todos os convidados da audiência pública sobre o tema promovida pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Na audiência, os deputados ouviram da cúpula da segurança pública no estado do Rio e do secretário executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira, o que tem sido feito para combater a criminalidade no estado.

Mudança de paradigma
Para o dirigente do Pronasci, derrotar o crime no Rio servirá de exemplo para as outras metrópoles brasileiras. "É preciso vencer essa batalha do Rio para termos de fato uma mudança de paradigma no País, e é lá exatamente que nós estamos instituindo um novo conceito, que é articulações de segurança pública e ações sociais de caráter preventivo", disse Teixeira.

"Nós não temos dúvida que de essa relação entre ações de segurança strictu-sensu e as ações sociais capazes de prevenir de fato é que podem alterar o paradigma da segurança pública no País, especialmente no Rio de Janeiro", acredita.

Campeão em recursos
O Rio de Janeiro é o estado campeão em recursos recebidos pelo Pronasci. Foram R$ 200 milhões nos últimos dois anos. São recursos como um bônus de R$ 400 para os policiais militares que realizarem cursos de capacitação.

Quantia que faz diferença para os policiais cariocas, que começam a carreira ganhando menos de mil reais por mês. Mas, apesar dos esforços, a guerra nos morros cariocas continua.

A derrubada por traficantes da Vila Cruzeiro de um helicóptero da polícia mês passado no Morro dos Macacos matou três dos seus ocupantes e mostrou o poder de fogo dos criminosos.

Descaso
Para a presidente da Comissão de Segurança Pública, Marina Maggessi (PPS-RJ), o problema continua sendo de descaso. "A situação sempre está ficando mais complicada. Não quero ficar aqui repetindo jargão de político de que eles estão pressionados e tal. Não é nada disso não. Eles [os traficantes] estão muito bem armados", explica a deputada.

Segundo a parlamentar, a Vila Cruzeiro é um lugar que foi abandonado. "Quando nós prendemos o traficante Elias Maluco, na época em que ele matou o jornalista Tim Lopes, acabou o tráfico ali. Hoje, eu posso te dizer que mil homens não entram ali".

Mas o secretário de Segurança Pública do Rio, José Beltrame, acha que o incidente pode ajudar na mobilização do governo e da sociedade para finalmente resolver a questão da segurança no estado.

"A segurança pública, como disse muito bem o nosso deputado, não é a polícia. Nós temos uma série de questões que tem que ser trazidas e este é o momento. Eu conclamo que nós avancemos com o Pronasci, com as mudanças legislativas, com as punições dos policiais", diz Beltrame.

Notícias relacionadas:
Segurança Pública aprova fim da custódia de presos em delegacias
Comissão rejeita venda de gás pimenta para cidadãos comuns
Trabalho aprova benefício para quem contratar ex-presidiário
Temer sugere criação de Ministério da Segurança Pública
Tarso Genro defende protagonismo da União na segurança pública
Seguridade Social vai discutir limite de idade do menor infrator
CCJ aprova acordo sobre segurança pública com a Alemanha
Pesquisador critica falta de integração no combate à violência
Especialistas defendem descriminalização do uso de drogas
Comissão aprova uso do Fistel para segurança em presídios

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.