Cidades e transportes

CPI pede quebra de sigilo bancário de concessionária de energia

29/10/2009 - 17:12  

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Tarifas de Energia Elétrica vai pedir a quebra do sigilo bancário da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e informações às concessionárias de energia elétrica sobre a formação dos preços cobrados aos consumidores.

Aprovados nesta terça-feira, os dados foram requeridos pelos deputados Eduardo da Fonte (PP-PE) e Sergio Petecão (PMN-AC). Os pedidos serão enviados às 27 concessionárias de energia do País.

Crimes contra a administração
Segundo Fonte, a CPI recebeu denúncias de que a Celpe estaria gratificando policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública e Serviços Públicos para priorizarem o combate ao furto de energia elétrica e para servirem de cobradores de dívidas de consumidores com a empresa.

A CPI apurou que a Secretária de Defesa Social (SDS) assinou em 2004 um Convênio de Cooperação Técnica Administrativa e Financeira com a Celpe. O acordo previa que a concessionária repassasse ao Estado de Pernambuco o valor mensal de R$ 13 mil, depois passou a R$ 15 mil, a título de "doação indedutível, para as despesas de consumo operacional, necessárias ao funcionamento da delegacia". Entretanto, a empresa repassava os recursos diretamente ao delegado titular, sem que tais verbas fossem depositados nas contas do governo.

Em audiência pública na comissão, o presidente da Celpe não soube responder questões referentes ao caso. "Esse fato apresenta indícios de atividade ilícita, que são sem dúvida causa suficiente para legitimar a quebra dos sigilos fiscal e bancário", disse Eduardo da Fonte.

Tarifas
De acordo o deputado Sergio Peteção não há transparência nos critérios estabelecidos para a cobrança de tarifas. "É clara a dificuldade em obter informações sobre as tabelas de cobrança, além disso precisamos saber porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não possui esse dados", disse.

Notícias relacionadas:
CPI vai mediar negociação entre Aneel e ministérios sobre tarifas
CPI das Tarifas de Energia prorroga trabalhos
CPI vai pedir devolução de tarifa excedente de energia elétrica
Procurador diz que Aneel não é transparente em relação a tarifas
Ex-diretor da Aneel nega que tarifas do País sejam as mais caras
CPI de Energia fecha acordo com Decon e MP de Roraima
Especialistas apontam lucro elevado de distribuidoras de energia
Distribuidoras: tarifas de luz sobem menos que a inflação
Câmara nomeia integrantes da CPI das Tarifas de Energia

Da Redação/ RCA
Colaboração - Laís Braz

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.