Ministério do Planejamento defende contratação de mais servidores

22/10/2009 - 13:43  

O secretário-adjunto de Gestão do Ministério do Planejamento, Tiago Falcão Silva, disse que é necessário criar cargos na administração pública porque o quantitativo atual de pessoal está próximo ao de 12 anos atrás (1997). A administração pública federal possui hoje cerca de 557 mil cargos.

A declaração foi feita na audiência pública que discutiu a previsão de gastos de pessoal no projeto da Lei Orçamentária para 2010 (PLN 46/09).

No evento, o secretário-adjunto afirmou que o aumento de pessoal leva em conta o cenário macroeconômico e também se os cargos destinam-se a programas considerados prioritários pelo governo, como o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Outros dois critérios adotados, segundo ele, são a recuperação de vagas de aposentadoria e a substituição de terceirizados.

Silva lembrou que, nos últimos sete anos, mais de 50% do aumento de gastos com pessoal foi para a área de educação.

Também na audiência, o secretário-adjunto de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Claudiano Manuel de Albuquerque, afirmou que o governo atua basicamente na área de serviços e precisa de muito pessoal. "É uma opção desse governo usar espaço fiscal para capacitar mais o Estado, deixando para um segundo momento a redução da carga tributária", disse.

A audiência pública foi promovida pela Comissão Mista de Orçamento e pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Reportagem – Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.