Segurança dispensa policiais de exame particular para habilitação
21/09/2009 - 17:55
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na quarta-feira (16) a dispensa dos exames para concessão de Carteira Nacional de Habilitação para as polícias Civis e Militares dos estados e do Distrito Federal, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, assim como já concedido aos militares das Forças Armadas.
A medida foi proposta pelo deputado Manato (PDT-ES) no Projeto de Lei 3974/08. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Hugo Leal (PSC-RJ).
Ele observa que as instituições policiais têm, como parte de suas atividades, a utilização de inúmeros tipos de veículos e contam com cursos de formação, extensão e especialização com disciplinas adequadas para desenvolver essas competências nos integrantes de seus quadros.
Experiências acumuladas
Além disso, acrescenta o relator, há décadas os motoristas militares têm suas carteiras de habilitação concedidas com base nos exames que são realizados em suas próprias organizações.
"Essa experiência acumulada pelos militares federais nos autoriza a enaltecer a excelência desses cursos de motorista", diz Hugo Leal. "Inclusive, possuem um caráter social, uma vez que muitos daqueles que se habilitam não teriam recursos para frequentar as aulas regulares de uma auto escola."
Tramitação
A proposta, conclusiva, ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias relacionadas:
Câmara abranda lei para motorista pego com veículo diferente
Deputados querem aperfeiçoar fiscalização da Lei Seca
Viação e Transportes aprova cancelamento de habilitação fraudada
Expedição de carteira internacional de motorista pode ser ampliada
Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br