Cidades e transportes

PF defende responsabilidade conjunta no combate à violência

15/09/2009 - 22:33  

O diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, disse nesta terça-feira, em audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Urbana, que estados e União devem ser co-responsáveis no combate à violência, não apenas com a repressão, mas com políticas públicas de inclusão social.

"Nós atacamos o campo da prevenção, da inclusão dos jovens em processos positivos para que ele não fique em uma situação de vulnerabilidade de cooptação pelo crime organizado", disse Corrêa lembrando projetos bem-sucedidos desenvolvidos em Recife e no Rio de Janeiro." Para Luiz Fernando Corrêa, o maior desafio do combate à violência é levar a presença do estado a todas as comunidades.

Já para o deputado João Campos (PSDB-GO), o maior problema no combate à violência está na execução da repressão ao crime. "O grande problema está exatamente em quem tem que executar as políticas de segurança pública. A maioria das polícias dos estados estão sucateadas, não tem investimento, os efetivos estão muito aquém da necessidade", criticou. De acordo com o parlamentar, não adianta ter boas leis se o País não equipa nem qualifica a polícia.

Jogos e drogas
O diretor da PF aproveitou a oportunidade para criticar a possibilidade de o Brasil legalizar os jogos de azar e afirmou que a lavagem de dinheiro aumentou nos países que legalizaram o jogo. Corrêa também criticou a discriminalização de drogas, como a maconha, e lembrou que o País já gasta muito em campanhas contra drogas permitidas como o álcool e o fumo.

Para o relator da CPI, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), é perigoso fazer uma relação direta entre a descriminalização das drogas e redução da violência. Em sua avaliação, esse problema deve ser tratado sob a ótica da prevenção, da repressão e da saúde pública, com atenção ao usuário e aos seus familiares.

Notícias relacionadas:
CPI debate custos e consequências da violência no Brasil
Câmara instala CPI sobre causas da violência urbana

Reportagem - Paulo Roberto Miranda / Rádio Câmara
Edição – Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.