Comissão aprova relatório com medidas contra a crise no comércio

25/08/2009 - 16:35  

A comissão especial que analisou o impacto da crise financeira mundial sobre o comércio aprovou há pouco o parecer apresentado pelo relator, deputado Neudo Campos (PP-RR), que sugere medidas para o setor.

Entre os pontos mais importantes do relatório está a apresentação de um projeto de lei complementar que autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a realizar operações de seguro de crédito à exportação, nos moldes do que é feito pelos Eximbanks existentes em países industrializados.

O objetivo da medida é permitir que os riscos das operações de exportação feitas por empresas brasileiras sejam segurados pelo banco estatal, ampliando a margem de negociação das companhias nacionais.

A comissão aprovou também a apresentação de um projeto de lei que permite às empresas exportadoras usar créditos tributários na compensação de tributos que incidem sobre a folha de pagamento.

Para o presidente da comissão, deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), o relatório do deputado Neudo Campos é abrangente e apresenta propostas para dinamizar o comércio interno e o externo. "No curto prazo, estamos oferecendo uma porta de saída para a crise", disse Rocha Loures.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.