TVs da Câmara e da Assembleia de SP terão transmissão conjunta
01/07/2009 - 11:48
O presidente da Câmara, Michel Temer, e o 1º secretário da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Carlinhos Almeida, assinaram nesta quarta-feira parceria para a transmissão definitiva do canal 61, com as programações simultâneas da TV Câmara e da TV Alesp na cidade de São Paulo.
Temer afirmou que o objetivo central da parceria é ampliar a transparência dos trabalhos legislativos da duas casas. Ele disse que o trabalho das TVs da Câmara e da Assembleia Legislativa de São Paulo são importantes tanto do ponto de vista informativo quanto cultural.
O deputado estadual Carlinhos Almeida lembrou que a parceria vai viabilizar a transmissão da programação para cerca de 20 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. O parlamentar explicou que esse é o primeiro passo para a programação das duas emissoras esteja disponível em todo o estado de São Paulo.
Sinal aberto
A TV Câmara e a TV Alesp serão transmitidas em sinal aberto e gratuito. A transmissão experimental das duas TVs em multiprogramação (compartilhamento pelas duas emissoras pelo mesmo transmissor de TV digital) foi iniciada em outubro de 2008.
O objetivo da parceria, formalizada nesta quarta-feira, é reduzir os custos de operação. A Câmara adquiriu os transmissores (orçados em R$ 3,3 milhões), e a Assembleia Legislativa será a responsável pela torre de transmissão e pelo custeio.
Os testes para definição da área de cobertura e para avaliação da qualidade do sinal de cada TV legislativa foram realizados pelo Instituto Mackenzie, em parceria assinada no ano passado. Com a instalação dos transmissores definitivos, o Instituto Mackenzie fará ainda testes da capacidade da multiprogramação.
Teoricamente, o sistema permite a transmissão de até quatro programações simultâneas por um mesmo canal, em sinal aberto e gratuito. Nesta fase final de testes, o Instituto Mackenzie colocará até sete programações num mesmo transmissor, para mensurar a qualidade e o alcance dos sinais com maior compressão.
Rede Legislativa
A proposta da Câmara dos Deputados é que seja formada a Rede Legislativa de TV Digital, com espaço para a inclusão ainda dos sinais da TV Câmara Municipal de São Paulo e do Senado Federal. O modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da Rede Legislativa em todo o País.
Notícias relacionadas:
Emissoras reivindicam criação de instituto de comunicação pública
TV Câmara poderá ter sinal digital em sete capitais neste ano
Comissão aprova extensão de incentivo a rádio e cinema digitais
Reportagem – Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br