Frente de apoio à biotecnologia debate combate à dengue
28/05/2009 - 07:44
A Frente Parlamentar para apoio e desenvolvimento da biotecnologia promove café da manhã hoje para discutir o combate à dengue no País.
O presidente da frente, deputado Uldurico Pinto (PMN-BA), afirma que o mosquito transmissor da dengue tem sido enfrentado de forma ineficaz pelo Ministério da Saúde. Ele lembra que, antes, o mosquito voava em torno de 1,5 metro de altura e, hoje, estima-se que voe a até 4 metros. Além disso, o parlamentar afirma que já foram encontradas larvas do mosquito em águas sujas e contaminadas. "Dessa forma, a história da proliferação somente em água limpa hoje não é mais realidade", ressalta o líder do PMN. Uldurico Pinto lembra ainda que em seu estado (Bahia) os casos de dengue aumentaram 180% em comparação ao ano passado.
Para ampliar o combate à doença, Uldurico propõe que o assunto seja enfrentado de forma científica. "Não pode um mosquito derrotar um País. Onde estão as universidades federais brasileiras, os maiores centros de pesquisa do País, as nossas instituições científicas de maior credibilidade?", questiona o parlamentar, lembrando que essas pesquisas precisam de recursos para serem realizadas.
Foram convidados para participar do debate reitores e técnicos de universidades brasileiras e de institutos de pesquisa.
O café da manhã será realizado às 8 horas, no 10º andar do anexo 4 da Câmara. Da Redação/ND
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br