Fusão da Perdigão com a Sadia será tema de audiência na Câmara
27/05/2009 - 17:53
As comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Defesa do Consumidor farão audiência pública sobre a fusão das empresas de alimentos Perdigão e Sadia e os seus efeitos para a economia e os consumidores. O requerimento para a realização do debate, aprovado hoje, é de autoria dos deputados Arnaldo Jardim (PPS-SP), Ivan Valente (Psol-SP) e Leandro Sampaio (PPS-RJ).
A fusão vai gerar uma grande companhia do ramo de alimentação industrializada, a Brasil Foods, cujo faturamento líquido anual deverá ser de cerca de R$ 22 bilhões. Ela terá 119 mil funcionários e 42 fábricas e concentrará 57% das ofertas de carnes de frango e suína industrializadas no Brasil; 88% das massas prontas; 65% das margarinas e 68% das pizzas prontas; entre outros produtos.
Interesses
De acordo com Ivan Valente, o assunto deve ser discutido principalmente para se saber se a fusão é benéfica ou não ao consumidor. Ele disse que o debate precisa ser feito em nome da defesa dos cidadãos, pois milhões de brasileiros consomem os produtos de ambas as empresas.
"Uma operação desta envergadura, com tamanha concentração de mercado, gera questionamentos sobre suas implicações sociais. Há possíveis riscos de aumento de preços, escassez de produtos e queda da qualidade", afirmou o deputado.
O debate deverá acontecer em junho, mas ainda não há data marcada. Serão convidados os presidentes das duas empresas e representantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de órgãos de defesa do consumidor, além de especialistas na área.
Notícias relacionadas:
Projeto garante estabilidade de empregos em casos de fusão
Fusões de empresas terão que passar por análise prévia do Cade
Da Redação – JPJ
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br