Bancada ruralista pede mais crédito do BNDES para o agronegócio
13/05/2009 - 18:47
Parlamentares da bancada ruralista criticaram a participação da agropecuária nos empréstimos e financiamentos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), durante audiência pública das comissões especiais de acompanhamento da crise econômica com o presidente do banco, Luciano Coutinho.
"Nós temos os menores valores [em comparação com outros setores] e somos responsáveis por um terço dos empregos nesse País", disse o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS).
O relator da comissão especial de acompanhamento da crise para a área da agricultura, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), afirmou que o setor da pecuária, por falta de opções, já até se acostumou à falta de fontes de financiamento.
Luciano Coutinho reconheceu que o BNDES tem uma atuação mais forte em outros setores do que na agropecuária. Segundo ele, esse ramo de atividade é muito importante e é priorizado pelo Banco do Brasil. "A economia não pode nem pensar em sobreviver sem o agronegócio. É ele que sustenta o superávit da balança comercial brasileira", disse.
Calote de frigorífico
Abelardo Lupion pediu ainda uma solução para o frigorífico Independência, que demitiu milhares de trabalhadores e fechou várias unidades. O parlamentar lembrou que a empresa entrou em recuperação judicial pouco depois de receber empréstimo vultoso do BNDES e "deu calote" em pecuaristas de todo o País, que eram seus fornecedores.
A reunião foi encerrada há pouco. Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Marcos Rossi
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br