CPI das Escutas discute relatório final e novos indiciamentos
05/05/2009 - 08:36
Deputados do PSDB e PPS, o presidente da comissão e o Psol pedem indiciamento de dez pessoas. A deputada Iriny Lopes foi indicada para substituir o relator, Nelson Pellegrino.
O relatório final da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas será discutido e votado hoje, às 14h30, no plenário 6. Os integrantes da comissão vão discutir o relatório apresentado pelo deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) e três votos em separado: do Psol, de seis deputados do PSDB e do PPS, e do presidente da comissão, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).
Itagiba deverá definir hoje o nome do novo relator, uma vez que Pellegrino vai se licenciar hoje do mandato para assumir a Secretaria de Justiça da Bahia. Pellegrino sugeriu a deputada Iriny Lopes (PT-ES) para substituí-lo no cargo.
Caso a deputada aceite, ela poderá incorporar ao relatório final sugestões dos votos em separado apresentados pela oposição, como o pedido de indiciamento do banqueiro Daniel Dantas pelo crime de interceptação telefônica clandestina.
"A deputada Iriny tem consciência do meu relatório, que será a base para receber emendas. Nesta semana, temos condição de concluir as votações com as contribuições que inevitavelmente serão incorporadas", disse o deputado da Bahia.
Outros indiciamentos
Na última quinta-feira (30), foi lido o voto em separado elaborado pelos deputados Gustavo Fruet (PSDB-PR), William Woo (PSDB-SP), João Campos (PSDB-GO), Raul Jungmann (PPS-PE), Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG).
Além de Dantas, o texto sugere ao Ministério Público que estude o indiciamento por improbidade administrativa das seguintes pessoas:
- Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Jorge Felix;
- Ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Paulo Lacerda;
- Delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz;
- Ex-diretor-adjunto da Abin José Milton Campana;
- Ex-diretor do Departamento de Contra-Inteligência da Abin Paulo Maurício Fortunato Pinto;
- Terceiro-sargento da Força Aérea Brasileira Idalberto Martins de Araújo (este já incluído no relatório de Pellegrino);
- Agente da Abin Nery Kluwe;
- Agente da Abin Márcio Seltz; e
- Delegado da Polícia Federal e ex-assessor especial do diretor-geral da Abin Renato da Porciúncula.
Voto do Psol
O Psol também apresentou voto em separado questionando a inclusão de Idalberto Martins de Araújo no relatório de Pellegrino e reivindicando o indiciamento de Daniel Dantas por interceptação telefônica.
Os três votos, mesmo que rejeitados, serão encaminhados ao Ministério Público e outros órgãos, anexados ao relatório que for aprovado.
Notícias relacionadas:
Deputados querem que CPI indicie Dantas, Lacerda e Protógenes
Relator quer aperfeiçoar lei das escutas para impedir abusos
Relatório propõe agravamento da pena por quebra de sigilo
Da Redação/WS
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br