Daniel Dantas diz a CPI que escutas contra ele foram fraudadas
16/04/2009 - 18:41
O banqueiro Daniel Dantas disse nesta quinta-feira, na CPI das Escutas Telefônicas, que há mais de 300 mil horas de interceptações telefônicas relativas a ele e que não tem conhecimento de todas. Ele afirmou dispor de perícia que demonstra que as gravações foram fraudadas e que os originais desapareceram. Anteriormente, ele havia afirmado que a Operação Satiagraha fez escutas ilegais, sem autorização judicial.
A afirmação foi feita em resposta ao deputado Ivan Valente (Psol-SP). O deputado afirmou ter conhecimento de uma gravação que teria sido feita em interceptação de uma parente do banqueiro Daniel Dantas. Na gravação, essa pessoa teria dito que o deputado, em reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, teria se manifestado contra a fusão da Brasil Telecom com a Oi.
O empresário negou interesse na fusão e afirmou que seu grupo, na fusão, vendeu as ações por um valor ligeiramente inferior ao que pagou por elas, considerados os juros do período.
Senha
Daniel Dantas não se recusou a responder perguntas na CPI das Escutas Telefônicas, apesar de habeas corpus obtido na Justiça. Porém, ele disse que não vai fornecer a senha dos seus computadores para que a Polícia Federal possa decodificar arquivos apreendidos na Operação Satiagraha.
Ele explicou que não confia na Polícia Federal e também se recusou a abrir para a CPI o seu material particular apreendido na Operação Chacal em 2004. Segundo ele, o material poderia ser vazado.
Protógenes Da Reportagem/JPJ
Dantas negou que tenha monitorado o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz. Ele afirmou que o delegado grampeou quase todos os telefones de sua empresa, mas não apresenta nenhuma prova desse monitoramento. Ele afirmou que foi informado que havia uma operação contra ele, pedida pelo então diretor-geral da PF, Paulo Lacerda.
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br