Deputados criticam falta de prevenção contra cheias na Amazônia

14/04/2009 - 14:07  

O deputado Antonio Feijão (PSDB-AP) criticou o governo por não ter apresentado "medidas concretas" para minimizar os efeitos das enchentes previstas para os próximos meses na região amazônica. O deputado é um dos autores do requerimento para a audiência pública sobre ações e medidas para enfrentar enchentes em áreas de risco, realizada neste momento na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.

Segundo dados apresentados pelo Serviço Geológico do Brasil, a cheia deste ano na região deverá alcançar os maiores níveis já verificados ao longo da história, de até 30,03 metros acima do nível normal, no caso do sistema Rio Negro/Solimões.

Antonio Feijão ressaltou que mais de 2 milhões de pessoas moram em áreas de risco na região. "Estou vendo uma catástrofe na Amazônia", disse o deputado. "Se isso ocorresse no Rio de Janeiro ou em Santa Catarina, a conversa seria outra [e haveria medidas preventivas mais estruturadas]."

O 1° vice-presidente da comissão, deputado Sergio Petecão (PMN-AC), lembrou que as cheias já estão atingindo seu estado e que a eficácia de algumas medidas são afetadas pela burocracia. "Milhares de famílias serão afetadas. A região precisa de uma operação de guerra, porque vamos viver situação jamais vista".

A audiência está sendo realizada no plenário 14.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.