Cidades e transportes

Seguridade quer investigação da saúde pública no Pará e mais verbas

13/04/2009 - 13:27  

A Comissão de Seguridade Social e Família vai pedir ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, mais recursos para a saúde pública do Pará. Além disso, vai solicitar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue a aplicação dos recursos destinados ao estado na área. Uma comissão externa de deputados visitou hospitais do estado na semana passada e encontrou um quadro grave na área de atendimento ambulatorial e hospitalar na saúde pública.

De acordo com o deputado Paulo César (PR-RJ), que é médico, são apenas cinco hospitais regionais para atender 143 municípios. "As condições de atendimento à população que pudemos constatar em Belém, especialmente no atendimento de emergência, são precaríssimas, com número de óbitos muito alto."

A presidente da Comissão de Seguridade e coordenadora da comissão externa, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), está preocupada com a utilização das verbas para a saúde no Pará. "Está muito claro para nós que há má fé, desvio de recursos. Inclusive o Ministério Público Federal já entrou no circuito junto conosco. É um apelo que está sendo feito pela sociedade de Belém", ressaltou. Ela informou ainda que o relatório sobre a inspeção será entregue ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A comissão externa foi criada em razão do agravamento da situação da saúde pública no Pará, que ganhou repercussão nacional. O objetivo do grupo é averiguar as reais condições de atendimento à população paraense. A comissão realizou inspeções nos dois hospitais municipais de Belém e no hospital regional do município de Breves, mantido pelo Governo do Pará.

* Matéria atualizada às 15h32

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2490/2007

Íntegra da proposta