Protógenes diz que fará o possível para responder questionamentos
08/04/2009 - 15:33
O delegado Protógenes Queiroz iniciou há pouco seu depoimento, afirmando que faria o possível para responder às questões dos parlamentares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas. Ele disse que está impedido de se manifestar com relação a alguns temas investigados pela CPI porque eles estariam relacionados com inquérito que está em curso na Polícia Federal.
Protógenes afirmou também que a operação da Polícia Federal desta quarta-feira no banco Opportunity, de propriedade de Daniel Dantas, limitam o âmbito de respostas que poderia dar.
Amparado pela Justiça
O delegado afirmou que está não só amparado pelo habeas corpus, mas também por decisão do Tribunal Regional Federal de São Paulo, o qual decidiu que pode haver compartilhamento de informações entre os órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência, o que foi confirmado por decisão liminar pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Cezar Pelluzo.
O delegado deu o mesmo fundamento para não responder às questões do presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) sobre a participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Operação.
O depoimento está sendo realizado no plenário 2 e transmitido ao vivo na página da TV Câmara na internet. Assim que terminar a sessão do Plenário, a TV Câmara transmitirá ao vivo a reunião. Reportagem – Vania Alves
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br