Direito e Justiça

Proposta define prazo para permanência de partido em bloco

06/03/2009 - 15:15  

A Câmara avalia o Projeto de Resolução (PRC) 147/09, do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que obriga os partidos a permanecerem vinculados aos blocos parlamentares que formarem até o final da sessão legislativa - período correspondente ao ano de trabalho parlamentar.

Para o autor da proposta, este prazo é razoável para se evitar o estabelecimento de alianças apenas com o intuito garantir maior espaço na Mesa Diretora e nas Comissões. A medida também pretende coibir "a prática desmedida de fisiologismo na busca de apoio em determinadas situações".

O parlamentar ressalta que a mudança no Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD) revigora os partidos e prestigia o aspecto ético da atuação partidária, "induzindo as legendas a cumprirem compromissos preestabelecidos" .

Regra atual
Atualmente, um bloco parlamentar pode ser dissolvido a qualquer momento. Os partidos que a ele estiverem vinculados, no entanto, não podem constituir ou integrar outro bloco na mesma sessão legislativa. A mesma restrição é imposta a um partido que se desvincular de um bloco parlamentar ainda existente.

Tramitação
A tramitação da proposta ainda não foi definida.

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Maristela Sant´Ana

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 147/2009

Íntegra da proposta