Conheça a história, o perfil e as propostas de Aldo Rebelo
30/01/2009 - 14:02
O alagoano Aldo Rebelo (PCdoB-SP) é deputado por São Paulo desde 1991 e está em seu quinto mandato consecutivo - sempre pela legenda comunista, da qual chegou a ser vice-presidente nacional, em 2001, além de vice-líder e líder.
Assumiu a Presidência da Câmara em setembro de 2005, após a renúncia de Severino Cavalcanti. Permaneceu no cargo por 16 meses.
Foi durante sua gestão que aconteceu a promulgação da Emenda Constitucional 50/06, que reduziu o recesso parlamentar de 3 meses para 45 dias e aboliu o pagamento aos deputados em casos de convocação extraordinária. Também nesse período houve a redução de 1.083 cargos de confiança e a definição de um limite para a verba indenizatória destinada a cobrir despesas de combustíveis.
Em 2007, Aldo Rebelo tentou se eleger novamente para o comando da Casa, quando foi derrotado por Arlindo Chinaglia (PT-SP).
O parlamentar já foi ministro das Relações Institucionais no governo Lula e líder também do governo Lula na Câmara. Antes de ser deputado federal, foi vereador e atuou como jornalista. Na juventude, foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Aldo Rebelo foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o relacionamento entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a empresa de materiais esportivos Nike, patrocinadora da Seleção.
Foi integrante das comissões de Agricultura e Política Rural; Constituição e Justiça e de Cidadania; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e Trabalho, Administração e Serviço Público, entre outras. Entre as comissões especiais de que participou, constam a de reforma política; de redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; de edição de medidas provisórias e de biossegurança.
Propostas
Aldo defende sua candidatura à presidência da Casa classificando-se como "um presidente com boa capacidade de articulação para produzir acordos entre deputados da base de sustentação do governo e da oposição, para que, em 2009 e 2010, a Câmara vote matérias de interesse do País".
Ele acredita que, sendo presidente, conseguirá utilizar sua capacidade de articulação para mediar acordos para a aprovação de matérias. "O primeiro trabalho é organizar uma agenda de interesse nacional e encontrar, entre as lideranças, tanto da base do governo quanto da oposição, um acordo na escolha e na prioridade das matérias. Aí, nós temos a questão do crescimento econômico, a saúde, a segurança pública, a educação."
Para Aldo Rebelo, é possível aprovar a reforma política e a tributária. Ele acredita, no entanto, que será necessário fatiar as propostas, para viabilizar esta aprovação.
Indagada sobre as propostas de campanha de Aldo, a assessoria do candidato respondeu que ele não as elencou e não irá divulgá-las.
Confira entrevista com Aldo Rebelo Reportagem - Paula Bittar/Rádio Câmara
Edição - Maristela Sant´Ana
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br