Direitos Humanos quer investigação de abusos na cobertura do caso Eloá

23/10/2008 - 18:25  

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias pediu ao Ministério Público, nesta quinta-feira, que apure denúncias de cidadãos sobre abusos na cobertura jornalística do seqüestro da adolescente Eloá Pimentel, em Santo André (SP).

Para o deputado Pedro Wilson (PT-GO), integrante da comissão, é preciso coibir o tratamento "sensacionalista e de espetacularização da notícia" dado pela mídia a casos que terminam em mortes. Segundo ele, o Ministério Público deve acompanhar com atenção a cobertura de episódios de violência.

Pedro Wilson entregou à procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Gilda Carvalho, os resultados do último ranking da campanha "Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania", criada em 2002. Pela primeira vez, o Ministério Público é acionado para tomar providências contra as emissoras cujos programas desrespeitam os direitos humanos.

O deputado também quer que o Ministério Público exija, das empresas do setor, a assinatura de um termo de termo de ajuste de conduta para mudar os programas ofensivos à dignidade dos cidadãos.

Queixas
Como parte da campanha, feita pelas comissões de Direitos Humanos e de Legislação Participativa, já foram recebidas 35 mil denúncias.

Para denunciar um programa que considerar ofensivo, o telespectador pode acessar o site http://www.eticanatv.org.br, ou ligar gratuitamente para 0800 619619.

Notícias anteriores:
Programa `Terceiro Tempo` lidera ranking da baixaria na TV

Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.