Fundo de petróleo da Noruega é modelo de gestão

25/09/2008 - 17:37  

O estudo lançado ontem pela Consultoria Legislativa da Câmara sobre a criação do Fundo Soberano do Brasil (FSB) informa que o Fundo de Riqueza Soberana da Noruega é considerado um modelo de gestão. Esse fundo recebe parte das receitas do setor de petróleo e seu patrimônio destina-se ao pagamento de encargos previdenciários, que vêm aumentando devido aos elevados indicadores de longevidade na Noruega. Os ativos do fundo totalizavam US$ 373 bilhões (cerca de R$ 708 bilhões) no final de 2007.

O estudo ressalta que, em diversos países, os fundos soberanos foram criados para proteger as economias de oscilações dos preços de suas principais commodities ou para reduzir os danos de um eventual esgotamento das reservas de recursos naturais. É o caso dos fundos de petróleo da Noruega e de países árabes, e do fundo do cobre no Chile.

Fundos de poupança
Os fundos soberanos também podem ser utilizados na formação de poupança para compromissos de longo prazo (fundos de poupança para gerações futuras). Um exemplo é o Fundo de Reserva de Pensão do Chile, que foi criado em 2006 para garantir recursos ao pagamento de passivos e reajustes previdenciários e do seguro-desemprego. O Chile também possui o Fundo de Estabilização Econômico e Social, destinado a assegurar recursos para investimentos no ensino público, em saúde e em habitação.

Reportagem - Pierre Triboli
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.