Câmara lançará programa educativo para preservar água

13/08/2008 - 18:13  

A Câmara deve lançar, até outubro deste ano, o "Projeto Água - Educação para a Vida". O programa, integrado à Agenda Verde da Casa, pretende, nos próximos seis anos, fazer investimentos orçamentários em um amplo projeto de educação ambiental, a partir do completo mapeamento das bacias hidrográficas do Brasil.

Para o coordenador do projeto, o primeiro vice-presidente Narcio Rodrigues (PSDB-MG), ao estimular ações voltadas para os recursos hídricos, a Câmara pretende interferir de forma concreta nas políticas de preservação ambiental adotadas no País. "O Parlamento brasileiro deve ser uma referência de comprometimento com a causa ambiental", afirmou, enfatizando que a responsabilidade do Brasil com a questão é muito grande, pois o "País detém praticamente a metade da água doce do mundo".

Recuperação e manutenção
De acordo com Narcio Rodrigues, a recuperação e manutenção das bacias hidrográficas não é possível sem a ampla mobilização dos vários segmentos da sociedade, englobando os usuários intensivos da água (principalmente no abastecimento público urbano, na agricultura, na indústria e na mineração), os poderes públicos federal, estadual e municipal, as instituições de ensino e pesquisa e a sociedade civil organizada. "O projeto também promoverá a participação da sociedade na gestão, preservação e no uso racional da água", destacou.

Segundo ele, instituições públicas e privadas deverão desenvolver ações educativas e de capacitação, atuando em uma rede nacional. As atividades dessa rede, explicou o deputado, serão empreendidas nas áreas consideradas prioritárias em termos de gestão e recuperação da qualidade dos recursos hídricos.

Parcerias
Os trabalhos serão realizados em parceria com a Agência Nacional de Águas, o Ministério do Meio Ambiente e organismos internacionais. De acordo com a justificativa do projeto, a Câmara já assinou acordos de cooperação internacional com a Green Cross International (Cruz Verde Internacional), entidade que tem como presidente de honra o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev, e está em entendimentos com a Cousteau Society, instituição criada por Jacques Cousteau e hoje dirigida, em Paris, por Francine Cousteau. "Essas parcerias permitirão que a Casa consolide seu programa de educação ambiental de acordo com uma visão mais abrangente e em sintonia com as ações internacionais", ressaltou Narcio Rodrigues.

Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) fornecerá o apoio logístico e o conhecimento pedagógico e técnico do Unesco-IHE - Instituto de Educação para as Águas, de Delft, na Holanda, uma instituição que há 50 anos atua na área de educação para a preservação dos recursos hídricos.

Notícias anteriores:
Deputados comemoram 40 anos da Estação de Águas Emendadas
Mercosul poderá ter política comum para uso de aquífero
Amazônia discute participação popular na gestão das águas
Comissão aprova mudança em regra de preservação aquática
Proteção da biodiversidade dos rios pode ser ampliada
Dia da água: Chinaglia defende revitalização de bacias

Da Redação/RT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.