Deputados comemoram 40 anos da Estação de Águas Emendadas
12/08/2008 - 14:37
Deputados da Frente Parlamentar Ambientalista participaram hoje da comemoração dos 40 anos da Estação Ecológica de Águas Emendadas, em Planaltina (DF). O evento — um café da manhã realizado em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) —, contou com a presença do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, de ambientalistas, de representantes de organizações não-governamentais (ONGs) e de órgãos governamentais.
Durante o café, o coordenador da Frente Ambientalista, deputado Sarney Filho (PV-MA), destacou a importância da estação ecológica, primeira unidade de conservação do DF. O parlamentar lembrou que ela tem localização estratégica e abriga diversas espécies. "A maior particularidade da estação é que há uma nascente e a água se distribui para dois lados: vai para a bacia Araguaia-Tocantins e para a bacia do rio Paraná. Os córregos que saem dessa nascente são corredores ecológicos naturais. Portanto, são essenciais para a proteção e a dispersão da flora e da fauna."
Histórico
A Estação Ecológica de Águas Emendadas foi criada como reserva ecológica em 1968. Após 20 anos, a unidade de conservação foi transformada em estação ecológica para promover o desenvolvimento das pesquisas científicas aplicadas à ecologia, possibilitando a coleta de um rico acervo de conhecimentos sobre o cerrado brasileiro.
A unidade possui aproximadamente 10 mil hectares e está inserida no Programa Reservas da Biosfera, da Unesco. A estação é um centro de pesquisa sobre a dinâmica dos cerrados e da influência da ação humana sobre esse bioma.
Agenda Da Redação/NN
As comemorações dos 40 anos da estação prosseguem nesta quarta-feira (13) com o lançamento, pelo Ibram, do livro Águas Emendadas. O lançamento está marcado para as 20 horas, no Teatro Nacional, em Brasília.
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br