Presidente da Câmara entrega medalha ao príncipe Naruhito
18/06/2008 - 16:20
Ao final da sessão solene em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, entregou ao príncipe Naruhito a primeira medalha em homenagem ao Centenário da Imigração. Foram confeccionadas cem medalhas, além de selos postais comemorativos à data. Ao encerrar a sessão, Chinaglia reforçou os cumprimentos à Família Imperial e reiterou a contribuição dos imigrantes para o desenvolvimento do Brasil.
O deputado Walter Ioshi (DEM-SP), um dos autores do requerimento para a realização da homenagem, disse que os imigrantes "escreveram uma história de luta, coragem e vitória". Ioshi lembrou a trajetória de seus pais, imigrantes que vieram trabalhar no Brasil. O deputado ressaltou ainda a importância da assinatura de acordos de cooperação bilateral entre Brasil e Japão, especialmente nos setores de tecnologia, transportes e biocombustíveis.
O deputado William Woo (PSDB-SP), co-autor do requerimento, reiterou a contribuição dos imigrantes para a cultura brasileira. "Os japoneses encontraram um porto seguro no Brasil, tanto é que temos aqui a maior comunidade de japoneses e descendentes fora do Japão", destacou. O deputado Takayama (PSC-PR), também co-autor do requerimento, classificou a imigração japonesa como uma saga "que rendeu bons frutos para a sociedade brasileira". Reportagem - Antonio Barros
Edição - Francisco Brandão
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR