Chinaglia: Congresso precisa atender a demandas sociais
10/06/2008 - 12:19
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, afirmou que o Congresso Nacional precisa estar ciente de seu papel como mediador das demandas da sociedade na superação das desigualdades sociais. Chinaglia disse que, se não atuar desse o modo, o Congresso coloca em risco o longo período de estabilidade democrática proporcionado pela Constituição. "Quando o Parlamento não se dá conta da exclusão de grande parte da cidadania, a ruptura é uma alternativa reconhecida inclusive pelo direito", disse ele, na abertura do seminário "20 Anos da Constituição Cidadã".
Segundo o presidente da Câmara, o Parlamento não deve ceder a pressões estranhas no desempenho de suas atividades constitucionais. "Não podemos sequer imaginar um Parlamento acuado, medroso, compelido por quem quer que seja. Temos de ser compelidos apenas por aqueles que nos elegeram, que é o povo brasileiro."
Chinaglia ressaltou, ainda, o papel do Congresso Nacional na convocação da Assembléia Nacional Constituinte de 1987/88, que culminou com a promulgação da atual Constituição. Ele afirmou que, muitas vezes, destaca-se historicamente o papel de personalidades que agiram fora do espaço político, inclusive com violência, para o restabelecimento da democracia. Segundo Chinaglia, no entanto, também é preciso lembrar a atuação daqueles que empreenderam uma luta semelhante no âmbito institucional.
O seminário "20 Anos da Constituição Cidadã" está sendo promovido em conjunto pela Câmara e pelo Senado. O evento ocorre no auditório Nereu Ramos, na Câmara. Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Pierre Triboli
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br