Deputados lembram atuação da Câmara pelos trabalhadores
28/04/2008 - 18:34
A Câmara homenageou nesta segunda-feira os trabalhadores pela passagem do 1º de Maio. A data rememora as mortes ocorridas durante uma manifestação em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, quando operários em greve protestaram contra as péssimas condições de trabalho e pediram a redução da jornada, que chegava a 13 horas diárias. Ao abrir a sessão solene, o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) lembrou que, durante a elaboração da atual Constituição Federal, a Câmara foi palco de debates em torno da adoção de um salário mínimo unificado nacionalmente.
Na avaliação do parlamentar, essa foi uma conquista importante principalmente para trabalhadores das regiões Norte e Nordeste, que recebiam menores salários longe dos grandes centros. "Faço essa referência para homenagear a luta de tantos trabalhadores que desejavam remuneração equivalente à atribuída a outros operários do País", disse.
Centrais sindicais
Ele lembrou que a Câmara tem participado da luta dos brasileiros por melhores condições de trabalho. Benevides destacou o recente reconhecimento das centrais sindicais, aprovado em março no Projeto de Lei 1990/07, e os debates em torno do valor do salário mínimo, "atualizado pelos parlamentares a cada ano acima do valor proposto pelo governo".
De acordo com Benevides, dados do Ministério do Trabalho revelam que, no primeiro trimestre de 2007, houve os maiores índices de geração de empregos formais em 17 anos. Desde o início de 2008, foram gerados 554 mil empregos.
Reflexão
Segundo o deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), que sugeriu a realização da solenidade junto com o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), a data deve servir ao Parlamento como reflexão sobre o que ainda precisa ser feito para dividir de forma mais eqüitativa os frutos do trabalho de toda a sociedade. "A comemoração do 1º de Maio é a oportunidade de reconhecermos a importância do esforço cotidiano das mulheres e dos homens responsáveis pela construção do nosso País", disse.
Também prestaram homenagens aos trabalhadores os deputados Tadeu Filippelli (PMDB-DF), Fernando Ferro (PT-PE), Cleber Verde (PRB-MA) e Luciana Genro (PSol-RS).
Notícias anteriores:
Plenário pode votar tributo de bancos e reajuste do mínimo
LDO: salário mínimo pode alcançar R$ 453 no ano que vem
Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Maria Clarice Dias
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br