Procurador do Cartoon rebate críticas a desenhos de adulto
16/04/2008 - 16:27
O procurador do canal de TV por assinatura Cartoon Network, Antonio Celso Fonseca Pugliese, explicou em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor que a programação da adult swim não está mais no ar. Ele esclareceu que essa programação de desenhos animados para adultos nunca passou antes das 23 horas.
O procurador admite, no entanto, que ainda estão sendo transmitidos desenhos para adultos. Segundo Pugliese, o Cartoon é um canal de animação, e não é infantil. Ele ressalta que 56% do público é maior de idade e que meia hora antes de qualquer desenho para adulto, com conteúdo impróprio para menores, são veiculados avisos sobre o programa.
Ele informou que o Cartoon submeteu ao Ministério Público da União (MPU) uma analise de sua programação. Segundo Pugliese, a conclusão é que são paródias de desenhos infantis que têm fundamento no humor sarcástico e do non sense e não têm conteúdo erótico, sendo que a sexualidade aparece apenas em momentos de humor.
O procurador assinalou que o Ministério Público reconhece que a responsabilidade pelo acesso a essa programação de desenhos adultos é dos pais.
Ao final de sua exposição na Comissão de Defesa do Consumidor, Pugliese fez um alerta aos pais. "Como cidadão, lembro que na internet pode ser baixada em qualquer horário uma programação muito mais pesada que a da televisão."
O debate sobre a veiculação, por canais de televisão por assinatura, de programas com cenas de sexo, violência e consumo de drogas em horário impróprio ocorre no plenário 12. Reportagem - Luiz Cláudio Pinheiro
Edição - Regina Céli Assumpção
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR