Santander deve oficializar seu patrocínio ao Banesprev
14/02/2008 - 18:04
O Santader assumiu hoje o compromisso de manter, oficialmente, o patrocínio que já proporciona, de modo informal, ao Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev). Esse foi o único ponto de consenso na reunião realizada entre representantes do Santander e de aposentados do Banespa - incorporado pelo banco multinacional. O encontro foi promovido pelo presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP).
De acordo com o parlamentar, não avançaram, hoje, as negociações sobre as cláusulas econômicas relativas ao pagamento dos benefícios dos aposentados do Banespa. Por isso, serão necessárias novas reuniões com representantes da instituição e dos aposentados. O encontro, encerrado há pouco, ocorreu a portas fechadas.
Reajuste dos benefícios
O maior entrave é o reajuste de 61% dos benefícios e aposentadorias, pleiteado pelos aposentados. Eles dizem que o benefício ficou cinco anos congelado, sendo essa a razão da perda. Segundo o Santander, a perda ocorreu porque, quando o Banespa foi privatizado, os funcionários da ativa e os aposentados puderam escolher o tipo de plano de aposentadoria ao qual iriam aderir. De acordo com o banco, essas perdas deram-se em razão do plano escolhido.
Representantes dos trabalhadores reclamam prejuízos superiores a R$ 20 bilhões (em valores atualizados) envolvendo recursos que deveriam pertencer ao fundo de pensão do antigo banco estatal.
Participaram do encontro o vice-presidente do Grupo Santander Banespa, José Paiva Ferreira; e o representante da Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa, Hebert Moniz, entre outros.
A data da nova reunião ainda não foi acertada. Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR