Diretor compara implantação de trens em Curitiba e no NE

18/12/2007 - 16:02  

O diretor de Planejamento, Expansão e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Raul de Bonis, destacou há pouco a implantação do sistema ferroviário de Curitiba nos anos 60 e 70. Segundo ele, a capital paranaense soube aproveitar a oportunidade para um projeto de desenvolvimento. Infelizmente ficou restrito à capital e hoje há dificuldades para ajustá-lo a toda região metropolitana", ponderou.

Segundo ele, Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL) têm uma situação semelhante à de Curitiba na década de 60, ainda que o número de carros em relação à população seja muito maior hoje. "Por isso mesmo os trens são necessários", avaliou.

Obstáculo
Para Raul de Bonis, é preciso mudar a visão do transporte urbano no Brasil, que, em sua opinião, tem sido um obstáculo para o desenvolvimento, em razão de sua qualidade inferior, alto preço e falta de integração. Ele observou que o grande número de moradores de rua nas metrópoles é ampliado pelas dificuldades de transporte das populações mais pobres.

O convidado também ressaltou que os investimentos para a implantação do sistema ferroviário ainda são poucos, quando comparados com os resultados que são esperados. Também comentou que o aproveitamento da tecnologia de fabricação dos trens poderá servir para geração de empregos e renda.

Raul de Bonis participa da audiência pública promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano para debater os projetos de expansão dos sistemas de trens urbanos de Natal, João Pessoa e Maceió. O evento continua no plenário 12.

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.