Idosos podem ser privilegiados na abertura de empresas
07/12/2007 - 16:05
A Câmara analisa o Projeto de Lei 1899/07, do deputado Uldurico Pinto (PMN-BA), que dá prioridade aos idosos no processo de abertura de empresa e na aprovação de linha de crédito para empreendimentos. O projeto altera o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) também criando a possibilidade de programas governamentais de incentivo ao empreendedorismo e linhas de crédito especiais para esse público.
Segundo Pinto, o Estatuto de Idoso já contempla hipóteses de estímulo à profissionalização e atualização das pessoas por ele beneficiadas. Inclusive com a obrigação de o poder público criar e estimular programas dessa natureza, de cidadania, e de estímulo às empresas privadas para admissão de idosos ao trabalho.
Incentivo ao empreendedorismo
O projeto em pauta, segundo o autor, vem complementar o estatuto dando oportunidade àqueles que querem exercer uma atividade empresarial. "Seria uma forma de aproveitar a experiência de toda uma vida de trabalho, assim como incentivar a criatividade, o envolvimento e a realização de objetivos pessoais, no campo do empreendedorismo", disse.
Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania
Notícias anteriores:
Comissão aprova inclusão de idoso em cooperativa social
Transportes aprova gratuidade e desconto para idosos
Seguridade aprova programa para idoso desempregado
Seguridade aprova criação do Fundo Nacional do Idoso
Comissão aprova prioridade para idoso na restituição do IR
Reportagem - Marcello Larcher/SR
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR