Direito e Justiça

Projeto cancela decisão do TSE sobre troca de partidos

04/12/2007 - 18:41  

Está em análise na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 397/07, que suspende a perda do mandato em caso de troca de partido, decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Resolução 22.610/07. O tribunal definiu que o mandato pertence ao partido e não ao detentor do cargo eletivo.

Por meio de resolução, o TSE estabeleceu as condições para a perda do mandato dos chamados "infiéis". Com isso, deputados e vereadores que trocaram de partido depois de 27 de março deste ano, assim como senadores, presidente da República, prefeitos e governadores que mudaram de legenda depois de 16 de outubro, correm o risco de perder o cargo. O TSE já recebeu quase dois mil pedidos de partidos políticos que querem de volta os mandatos dos "infiéis".

O autor do projeto em análise na Câmara, deputado Régis de Oliveira (PSC-SP), ressaltou que o ato normativo do TSE não esclarece o que acontecerá se o parlamentar for expulso do partido. "Quem assume no caso de coligações partidárias? Quem reembolsa o candidato, no caso de cassação decretada, pelas despesas com a eleição?", questionou.

Sem poder
Para Oliveira, "os ministros do Tribunal Superior Eleitoral extrapolaram seu poder regulamentar", restrito à expedição de instruções para a execução do Código Eleitoral e à resposta às consultas feitas por autoridades sobre matéria eleitoral.

O parlamentar afirma que a resolução invade a competência do Poder Legislativo, porque cria obrigações e restringe direitos, situação que só pode ocorrer por intermédio de lei. Ele ressaltou ainda que a norma do TSE "desrespeita a teoria da tripartição dos Poderes", estabelecida na Constituição.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

Leia a íntegra da resolução do TSE

Notícias anteriores:
Partidos pedem de volta mandatos de seis deputados
Deputado quer sustar decisão do TSE sobre infidelidade
TSE define regras e prazos da fidelidade partidária

Reportagem - Cristiane Bernardes e José Carlos Oliveira
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 397/2007

Íntegra da proposta