Parlamento do Mercosul teme corrida armamentista

22/11/2007 - 12:52  

O presidente do Parlamento do Mercosul, deputado uruguaio Roberto Conde, condenou há pouco pressões feitas pela indústria bélica mundial que estariam levando os países da América do Sul a uma corrida armamentista. Conde defendeu um debate amplo do assunto com técnicos militares, parlamentares e representantes dos governos. Em sua opinião, a idéia de uma corrida armamentista é "extremamente perigosa".

Roberto Conde disse ainda que o Mercosul tem que se impor em relação a seus países integrantes, inclusive a Venezuela, que ainda está em processo de ingresso no bloco, para evitar que a lógica bélica prevaleça na região. "É verdade ou não que esta corrida está acontecendo? Vamos debater o assunto. O que não podemos é deixar que isso que se instale como uma coisa verdadeira", afirmou Conde.

O parlamentar participa do seminário "O Parlamento do Mercosul e os Direitos Humanos", promovido pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, junto com a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul e a Comissão de Direitos Humanos do Parlamento do Mercosul. Os debates ocorrem no plenário 3.

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.