Comissões discutem mistura de soda cáustica ao leite

14/11/2007 - 08:57  

As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Defesa do Consumidor promovem nesta manhã audiência pública conjunta para discutir a adulteração de leite com soda cáustica e água oxigenada. A discussão foi proposta pelo presidente da Comissão de Agricultura, deputado Marcos Montes (DEM-MG), e pelos deputados Zonta (PP-SC) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Segundo Marcos Montes, a crise do setor leiteiro afeta diretamente o cooperativismo e os pequenos produtores e precisa ser sanada para evitar maiores prejuízos. "Essas denúncias são gravíssimas. A Comissão de Agricultura não poderia deixar de ouvir todos os envolvidos para poder pedir a punição exemplar dos culpados."

Operação da PF
A fraude foi investigada pela Operação Ouro Branco, da Polícia Federal, que descobriu que a Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil) e a Cooperativa Agropecuária de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) adicionavam substâncias não-permitidas ao leite longa vida, ou com dosagem superior à permitida em lei.

Laudo do Ministério da Agricultura revelou que o alimento era impróprio para o consumo humano e poderia provocar desde dores de estômago até a morte do consumidor, já que os produtores chegavam a adicionar soda cáustica e água oxigenada ao leite.

O leite adulterado foi revendido pelas cooperativas para empresas de laticínios como a Parmalat e a Calu. A Polícia Federal suspeita que o esquema montado para aumentar a quantidade do produto e seu tempo de validade funcionava há, pelo menos, dois anos.

"Os funcionários das cooperativas disseram que eram ameaçados de demissão para realizar a mistura. A fraude foi descoberta após denúncias de outras cooperativas e de ex-funcionários das empresas", disse Júlio Delgado.

Debatedores
Foram convidados o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes; o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz; a diretora de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Cecília Martins Brito; o vice-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ronaldo Ernesto Scucato; e o presidente da Comissão Nacional do Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Sant`Anna Alvim.

O presidente da Parmalat, João Audi, foi convidado, mas não comparecerá.

A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 8.

Notícias anteriores:
Deputados bebem leite de cooperativas acusadas
Chinaglia: Câmara deve agir no caso do leite adulterado
Câmara debaterá adulteração de leite por cooperativas

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.