Segurança aprova dispensa de porte de arma para policiais
01/11/2007 - 15:33
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou a dispensa, para policiais, da apresentação de documento de porte de arma quando portarem identidade funcional. A medida, prevista no Projeto de Lei 1214/07, do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), inclui os integrantes das Forças Armadas, das polícias federais, estaduais e do Distrito Federal, e também os militares dos estados e do Distrito Federal.
O projeto altera o artigo 6º da Lei 10.826/03, que instituiu o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), e regula o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição.
Controle institucional
O relator da proposta, deputado Laerte Bessa (PMDB-DF), concordou com o argumento do autor de que os militares e policiais já são submetidos a rigorosos controles no âmbito de suas instituições. Segundo os parlamentares, os profissionais já podem adquirir armas de fogo sem a necessidade de comprovação de idoneidade, residência e capacitação técnica. Além disso, podem portar arma de fogo da corporação ou de propriedade particular.
Na avaliação do relator, a proposta contribuirá para reduzir a burocracia para o porte de armas, no caso de policiais. Bessa ressaltou que, se o militar e o policial civil podem adquirir arma particular, com sua situação profissional como abonadora da sua idoneidade e capacidade técnica; e se estão dispensados do pagamento de taxas de registro e porte de armas, a exigência do documento de porte não se justifica.
Autorização expressa
O relator propôs, contudo, uma emenda para que a identidade funcional contenha expressamente a autorização para porte de arma de fogo, a fim de que possa substituir o documento de porte de arma. Ele lembrou ainda que a autorização de porte de arma, na identidade funcional, não acaba com a obrigação de o policial portar, junto com a identidade funcional, o registro da arma - documento que caracteriza a regularidade da arma.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Comissão aprova porte de arma para quatro categorias
Comissão aprova permissão para PM ser sócio de empresa
Segurança aprova porte de arma para defensores públicos
Segurança aprova porte de arma para auditor estadual
Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Paulo Cesar Santos
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR