Brasil Telecom: custo explica aumento na telefonia rural
24/10/2007 - 15:50
O diretor de assuntos regulatórios da Brasil Telecom, Luiz Otávio Calvo Marcondes, disse agora há pouco, na audiência que discute o aumento das tarifas da telefonia fixa rural, que o reajuste foi autorizado devido ao caráter específico desse serviço, já que o pequeno número de usuários e a baixa densidade populacional no campo tornam mais caros os investimentos em infra-estrutura, em comparação com as áreas urbanas.
Além disso, segundo ele, a legislação em vigor não considera prioritária a telefonia fixa rural, por não se enquadrar nas metas de universalização da telefonia. Marcondes participa de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, que também discute a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que prevê a cobrança da tarifa em minutos.
Prejuízos
Já o presidente da Federação Catarinense de Municípios, José Milton Sheffer, criticou o aumento, que, segundo ele, acarreta prejuízos para os produtores rurais "uma vez que a comunicação hoje em dia é um item básico em qualquer atividade produtiva".
A audiência prossegue no plenário 8. Reportagem - Antonio Barros
Edição - Janary Júnior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR