Amazônia aprova três municípios na Ride da Grande Teresina
18/10/2007 - 17:32
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou ontem, com emenda, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 84/07, que inclui os municípios de Alto Longá, Pau d`Arco do Piauí e Palmeirais na Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina.
O projeto, do deputado Antonio José Medeiros (PT-PI), foi relatado pelo deputado José Guimarães (PT-CE), que apresentou uma emenda para corrigir nomes de municípios que estavam grafados erradamente na proposta.
Área de influência
O relator acolheu os argumentos do autor do PLP 84, que disse que os três municípios se encontram na área de influência da Grande Teresina, apesar de não terem sido incluídos na Ride, criada em 2001 pela Lei Complementar 112. "Para racionalizar aspectos voltados para o desenvolvimento daquele espaço, como questões relacionadas com a infra-estrutura de saneamento, saúde e educação, é pertinente a inclusão dos três municípios na Ride", defendeu José Guimarães.
A Ride da Grande Teresina abrange, além da capital piauiense, outras 12 cidades, incluindo a maranhense Timon, localizada na divisa com o Piauí. A Ride coordena as políticas públicas voltadas para a região, criando um espaço único de atuação do estado.
Pela Lei Complementar 112/01, a Ride da Grande Teresina é coordenada por um conselho administrativo que faz parte da estrutura do Ministério da Integração Nacional. Esse conselho coordena as ações em parceria com os governos do Piauí e Maranhão.
Tramitação
O projeto será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, seguirá para votação no plenário.
Notícias anteriores:
Vila Propício pode integrar Entorno do Distrito Federal
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR