Cidades e transportes

Comissão da Câmara volta a debater reconstrução de cidades gaúchas

09/07/2024 - 08:56  

Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Vista aérea de uma cidade inundada pelas chuvas
Porto Alegre inundada pelas fortes chuvas de abril e maio

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul promove nesta terça-feira (9) nova audiência pública sobre a retomada das atividades econômicas e a reconstrução dos municípios gaúchos afetados pelas enchentes que assolaram o estado.

O debate atende a pedido do coordenador do colegiado, deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), e será realizado a partir das 14h30, no plenário 2.

"Além das vidas, o impacto material do desastre natural na região, principalmente, do Vale do Taquari, foi muito grande. A situação dos principais municípios afetados é caótica", lamenta o deputado.

Na semana passada, a comissão ouviu prefeitos e o governador do estado Eduardo Leite. Eles pediram a renegociação da dívida pública do estado e dos municípios.

"Considerando a grande devastação sofrida nos municípios afetados, é de suma importância a realização de nova audiência pública, a fim de verificar como está o processo de reconstrução e recuperação das cidades atingidas", disse Van Hattem.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.