Projeto insere três municípios na Ride da Grande Teresina
11/10/2007 - 17:00
A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 84/07, do deputado Antonio José Medeiros (PT-PI), que inclui os municípios de Alto Longá, Pau d`Arco e Palmeirais na Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina. "Após sua instituição, foi criado o município de Pau d`Arco, daí a necessidade de incluí-lo na região. Os outros dois municípios estão integrados à região e até mais próximos de Teresina que outros já incluídos", afirmou o deputado.
A Ride da Grande Teresina foi criada em 2002. Ela abrange os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina e União, no estado do Piauí, e pelo município de Timon, do estado do Maranhão. Esses municípios ocupam uma área de 11,7 mil quilômetros quadrados, na qual vivem mais de 1 milhão de pessoas, ou 37% da população do Piauí, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os três novos municípios incluídos pelo projeto vão somar mais 31 mil habitantes à região. Juntos, eles produzem um PIB de R$ 54,7 milhões e geram R$ 412 mil em impostos.
Ride
O papel de uma Ride é coordenar as ações administrativas no âmbito dos municípios envolvidos. No caso da Ride da Grande Teresina, o objetivo é unificar esforços nas áreas de infra-estrutura, geração de emprego e capacitação profissional. Existem outras duas Rides no Brasil: uma na região do Entorno do Distrito Federal; outra no Pólo Juazeiro (BA) - Petrolina (PE).
Tramitação Reportagem - Edvaldo Fernandes
O projeto será analisado pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, seguirá para votação do Plenário.
Edição - Francisco Brandão
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR