CCJ aprova acordo para transferência de presos na CPLP
11/09/2007 - 22:19
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje o Projeto de Decreto Legislativo 53/07, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica a Convenção sobre Transferência de Pessoas Condenadas entre os Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assinada em 2005. De acordo com o relator, deputado Wolney Queiroz (PDT-PE), a convenção agilizará a transferência de pessoas condenadas entre os signatários, observados os princípios dos direitos humanos".
Queiroz ressaltou que a transferência só será deferida se solicitada pelo próprio condenado, ou se o preso concordar com ela. O objetivo é permitir que os condenados cumpram sua pena próximos à família e a seu meio social. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, observou que a convenção se insere "num contexto de ampla assistência, favorecendo a reinserção social de pessoas condenadas".
Entre as condições que permitirão a transferência nos termos da convenção, há a necessidade de que o condenado seja nacional ou residente do País a que será destinado. O beneficiado deverá estar cumprindo sentença definitiva, com condenação superior a um ano ou com duração indeterminada.
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de urgência, ainda precisa ser analisado em Plenário.
Notícias anteriores:
CCJ aprova mudança nos estatutos da CPLP
Comissão aprova acordo para extradição entre países
Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Francisco Brandão
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br