Comissão aprova mudança em unidade de conservação do ES

14/08/2007 - 18:31  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na quarta-feira (8) o Projeto de Lei 7708/06, do Poder Executivo, que altera a categoria da unidade de conservação Parque Nacional dos Pontões Capixabas para Monumento Natural dos Pontões Capixabas, nos municípios de Pancas e Água Branca (ES).

O relator, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), observa que, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), os parques nacionais são de proteção integral, o que não permite atividades socioeconômicas em seus limites.

Com a mudança de categoria, será possível "compatibilizar ao máximo a preservação do monumento natural com o respeito aos interesses econômicos e sociais dos produtores e moradores das áreas atingidas", ressalta o parlamentar.

O texto aprovado estabelece que são objetivos básicos do monumento natural preservar os pontões rochosos, a flora e a fauna, bem como a paisagem e as culturas tradicionais. Ele também garante a utilização da terra e dos recursos naturais pelos proprietários, desde que se comprometam com a preservação, conforme disposto no plano de manejo da unidade.

Mata Atlântica
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a unidade de conservação tem área de aproximadamente 17,496 mil hectares e é formada por Mata Atlântica de montanha, com ocorrências de formações vegetais secundárias em vários graus de regeneração.

A fauna apresenta diversas espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Entre as espécies de mamíferos destacam-se a onça pintada, o gato maracajá, o gato mourisco, a preguiça de coleira, o ouriço e a lontra. Entre as espécies de aves que ocorrem na área estão o jaó, o tucano-do-bico preto e o araçari-banana, entre outras.

Na área existem 583 famílias residentes, num total de 2.112 pessoas envolvidas e 397 imóveis cadastrados. A ocupação é caracterizada por pequenas propriedades com exploração familiar consolidada há décadas, e presença de comunidades tradicionais de imigrantes europeus (pomeranos).

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Meio Ambiente aprova plano regional para Tumucumaque
Comissão terá projeto para embasar ampliação de parque

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.